Secretário de Saúde tranquiliza população quanto à vacinação da Covid-19
Secretário de Saúde tranquiliza população quanto à vacinação da Covid-19
Todos os pontos necessários para que a imunização aconteça já estão sendo discutidos e preparados
CRISTINA SOARES
O Plano Estratégico de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal já está em andamento. Depois de participar por videoconferência de uma reunião no Palácio do Planalto, na última terça-feira (8), onde representou o governador Ibaneis Rocha, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, gravou um vídeo de mensagem à população e de informações para a imprensa. Como estava em um ambiente isolado, não foi preciso usar máscara. Segundo o secretário, “o Distrito Federal está pronto para a vacinação da Covid-19”.
Veja o vídeo:
Okumoto tranquilizou a população quanto à capacidade de armazenamento das vacinas. “Todas as salas de vacinação têm câmaras de conservação. E todas elas são reguladas e fiscalizadas pela Vigilância Sanitária para que tenham condições de armazenar e imunizar nossa população”, afirmou. Ele revelou também que o DF já tem em estoque dois milhões de seringas e agulhas e já iniciou processo para a compra de mais 4,8 milhões de seringas e agulhas.
Ao longo dessa semana, a área técnica da Vigilância Epidemiológica tem participado das reuniões com a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde para alinhamento de todas as demandas necessárias para que a vacinação ocorra dentro dos protocolos de segurança necessários.
Além de garantir um estoque de seringas e agulhas suficientes para a vacinação contra a Covid-19 e as demais vacinas do calendário para o próximo ano, a Secretaria está preparando em seu plano toda a parte logística para a imunização, como o traslado e armazenamento dos imunobiológicos, bem como sua distribuição e manutenção nas caixas térmicas para os pontos de vacinação.
“A partir dessas discussões com o Ministério da Saúde estamos estruturando toda a nossa campanha para a vacinação contra a Covid-19. O Distrito Federal está altamente preparado para esta campanha, não faltarão insumos e todo o público-alvo definido terá acesso à vacina”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.
De acordo com o planejamento informado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no primeiro semestre de 2021 o país receberá 100 milhões de doses da vacina de forma escalonada. Uma das principais características das vacinas contra a Covid-19 é a forma de armazenamento com temperaturas específicas.
Neste aspecto, o subsecretário explica que “nossos imunobiológicos hoje ficam armazenados na Rede Central de Frio para atender de forma adequada a todas as vacinas do calendário para o Distrito Federal. Diante das tratativas com o Ministério da Saúde estamos também trabalhando com todos os cenários possíveis, tanto para uma necessidade de adequação do espaço, de aquisições que se façam necessárias para melhor acomodação dos insumos e todo e qualquer outro item que for pertinente para atender aos protocolos da vacina”, explicou Divino.