Segunda etapa da vacinação contra o HPV chega a 48 escolas de Samambaia
Segunda etapa da vacinação contra o HPV chega a 48 escolas de Samambaia
Iêda Oliveira
Meta da regional é imunizar 80% de meninas entre nove e 13 anos de idade
A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) iniciou no dia 12 de maio, em escolas públicas e particulares, a segunda etapa da vacinação contra o papiloma vírus (HPV), em meninas na faixa etária de nove a 13 anos de idade. Em Samambaia, 48 escolas participam desta etapa da campanha, que tem o objetivo de imunizar aquelas que tomaram a primeira dose da vacina entre 10 de março e 09 de maio.
“É importante os pais se conscientizarem dos benefícios da vacina. A proteção nessa faixa etária é maior, pois as meninas ainda não entraram em contato com o vírus, o que pode evitar no futuro o câncer de colo do útero”, alerta a coordenadora-geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.
A vacina protege contra quatro tipos de vírus, sendo dois deles, sorotipos 16 e 18, responsáveis por 70% de todos os casos de câncer de colo de útero, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Samambaia.
Na primeira fase da campanha, 3.682 meninas de Samambaia foram vacinadas.A expectativa da Regional é vacinar 80% do público-alvo. O último dado do IBGE registrou 5.562 meninas com essa faixa etária na região administrativa.
Em 2013, a meta de vacinação em Samambaia foi atingida. Na primeira etapa, foram vacinadas 91,5% das meninas nascidas entre os anos 2000 a 2002; na segunda etapa, 97,5% e na terceira, 89,86%.
As meninas que por algum motivo ainda não tomaram a primeira dose da vacina podem procurar um centro de saúde. O esquema completo consiste em três doses, com intervalos de 60 e 180 dias após a primeira dose. A terceira etapa nas escolas tem previsão para começar em setembro.