19/08/2025 às 17h57

SES-DF leva atendimento ao público da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Subsecretaria de Saúde Mental montou sala de acolhimento para realizar escuta ativa dos participantes

Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Psicólogos, enfermeiros e médicos psiquiatras da Secretaria de Saúde (SES-DF) desempenham, até a próxima quinta-feira (21), o atendimento psicossocial dos participantes da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT). Entre 18 e 21 de agosto, o evento reúne conferencistas de todas as regiões do País.

A Subsecretaria de Saúde Mental (Susam) da SES-DF montou uma sala de acolhimento no espaço da conferência, similar a uma área de intervenção em crise. O intuito é promover a escuta ativa de demandas dos conferencistas que enfrentem quadros de ansiedade, depressão ou outro tipo de sofrimento psíquico, assim como combater situações de violência ou violação de direitos da população presente no evento.

O intuito da sala de acolhimento é promover a escuta ativa de demandas dos conferencistas que enfrentem quadros de ansiedade, depressão ou outro tipo de sofrimento psíquico. Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde DF

O chefe da Assessoria de Transparência e Controle Social (Astrac) da SES-DF, Ab-Diel de Andrade, informa que, além da sala de acolhimento, a SES-DF ainda disponibiliza um posto de vacinação e Práticas Integrativas em Saúde (PIS) aos presentes. “Essa conferência é de suma importância, porque ela trata de fenômenos como o avanço das novas tecnologias no ambiente de trabalho e a ‘pejotização’ da mão de obra”, enfatiza.

Subsecretária da Susam, Fernanda Falcomer ressalta que as iniciativas de acolhimento da SES-DF são extremamente relevantes em meio a eventos de grande porte como a 5ª CNSTT. “Ter uma equipe especializada em escuta ativa é uma forma de qualificar e humanizar os serviços oferecidos ao cidadão."

Conferências de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

As conferências são uma iniciativa do Ministério da Saúde para garantir a participação popular no direcionamento das ações do governo relativas ao tema da saúde no trabalho. Entre os objetivos da 5ª CNSTT constam debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer políticas públicas em prol da efetivação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os objetivos da 5ª CNSTT constam debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer políticas públicas em prol da efetivação do acesso ao SUS. Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde DF

Na mesa de abertura da 5ª CNSTT, realizada nesta semana (18), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) foi representado pelo secretário da SES-DF, Juracy Lacerda.