12/09/2025 às 13h51

Vacinação e cuidados com a saúde beneficiam catadores no DF

Secretaria de Saúde oferece imunização, orientações e kits odontológicos em ação conjunta com Ministério Público do Trabalho em cooperativa de materiais recicláveis

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

O catador de materiais recicláveis Roque Júnior Pinheiro, 21, viu, nesta sexta-feira (11), a oportunidade de cuidar do que muitas vezes é deixado em segundo plano: a saúde. Ele recebeu quatro vacinas contra tétano, febre amarela, hepatite e tríplice viral em uma ação educativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho no DF (MPT-DF). 

Para ele, a presença das equipes de saúde no ambiente de trabalho representa um cuidado concreto com a categoria. “Ter esse atendimento aqui é mais do que importante, porque a gente vive exposto a riscos e nem sempre consegue tempo para atualizar o cartão de vacina”, afirmou.
 

“Ter esse atendimento aqui é mais do que importante, porque a gente vive exposto a riscos e nem sempre consegue tempo para atualizar o cartão de vacina”, afirmou o catador de materiais recicláveis, Roque Júnior Pinheiro. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF


Intitulada como “Saúde do Catador e da Catadora de Materiais Recicláveis” e voltada a trabalhadores que atuam na Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop DF), a iniciativa tem como objetivo reforçar a prevenção e a promoção da saúde dessa população.

A catadora Adriana Correa, 43, também participou da atividade e passou por uma triagem auditiva. “Muitos não têm tempo nem condições de ir a uma unidade de saúde, então trazer esses serviços para o trabalho facilita e ajuda a manter a saúde em dia”, afirmou. A ação conta ainda com o apoio de instituições como a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan).
 

As atividades integram a ação educativa “Saúde do Catador e da Catadora de Materiais Recicláveis”, voltada para trabalhadores que atuam na Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do DF. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF


Prevenção e cuidado

Equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Estrutural e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da SES-DF ofereceram, na última terça (9) e nesta quinta-feira (11), vacinação do calendário adulto, kits odontológicos com orientações de escovação e uma roda de conversa sobre saúde mental. Também foram realizados serviços de triagem auditiva e mapeamento de risco por alunos da UnB.

“Nosso compromisso é proteger quem mais precisa. Prevenir doenças, reduzir a exposição a riscos e levar o cuidado até os trabalhadores é colocar em prática o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde”, destacou o subsecretário da Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins.
 

"Prevenir doenças, reduzir a exposição a riscos e levar o cuidado até os trabalhadores é colocar em prática o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde”, destacou o subsecretário da Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF


De acordo com a representante da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, procuradora Maria Nely de Oliveira, a atuação conjunta é benéfica para todos.  “Estamos falando de uma população vulnerável, que enfrenta barreiras para acessar o sistema de saúde. A integração de diferentes órgãos é essencial para garantir proteção, dignidade e qualidade de vida, e a ideia é expandir essa experiência para outros locais”, disse.

A Centcoop DF reúne cooperativas de catadores de materiais recicláveis no DF. A Central promove educação ambiental, coleta e triagem de resíduos, gerando trabalho e renda para os catadores, valorizando os materiais recicláveis e fortalecendo a categoria por meio da comercialização conjunta e da gestão compartilhada de resíduos.