Vale do Amanhecer ganha nova unidade básica de saúde
Vale do Amanhecer ganha nova unidade básica de saúde
Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (16) e vai atender cerca de 15 mil pessoas
CAMILA HOLANDA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO
A população de Planaltina recebeu hoje mais uma estrutura de saúde: a Unidade Básica de Saúde (UBS) 8, localizada no Vale do Amanhecer, que vai atender cerca de 15 mil pessoas. O espaço foi inaugurado pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, e pelo governador Ibaneis Rocha. Essa foi a sexta UBS entregue em 2021 e a décima desde o início do atual governo, em 2019.
“O que estamos fazendo aqui é para melhorar a qualidade do serviço que oferecemos para a população, saindo de um local improvisado e vindo para essa instalação magnífica”, comemorou o secretário. O general Manoel Pafiadache anunciou que, em breve, a UBS 8 oferecerá, também, vacinação contra covid-19.
Antes, a unidade básica funcionava em uma casa alugada. Com a entrega da nova estrutura, a população do Vale do Amanhecer ganha um espaço mais apropriado, com melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade e conforto aos pacientes.
O governador destacou a importância do trabalho desenvolvido na Atenção Primária. “Quando a pessoa é atendida por uma equipe de Saúde da Família, evita de ir para o hospital”, afirmou. A UBS 8 tem três equipes do gênero, com capacidade para cinco, além de uma equipe de saúde bucal, de quatro possíveis.
“Se não tivesse essa UBS, a população teria que ir para o Hospital de Planaltina, e aí sufoca, dificulta o atendimento lá”, comenta Solon Pinheiro, artista plástico e morador da região do Vale do Amanhecer, que foi ao local para uma consulta odontológica e prestigiou a inauguração. “Agora, com certeza vai desafogar o hospital”, diz.
Cecília Araújo também esteve na inauguração da UBS 8 para fazer uma avaliação do tratamento dentário que está realizando e elogiou o novo espaço. “Faz 28 anos que moro aqui e que precisávamos de uma estrutura dessa, porque só tínhamos estruturas provisórias. É um sonho”, celebra a dona de casa.
A nova UBS tem capacidade de 200 atendimentos por dia, entre vacinação, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos, curativos, visitas domiciliares, atividades coletivas e práticas integrativas com a comunidade e outras atividades específicas descritas na carteira de serviços da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal.
São 870 m² de área construída, divididos em 13 consultórios, quais sejam quatro são para médicos, três para enfermeiros, quatro odontológicos, uma sala de vacina e uma sala de procedimentos, além de sala para os agentes comunitários de saúde (ACS), farmácia, sala de vacinas, sala de medicamentos e inalação, sala de curativos e central de material esterilizado.
O projeto foi executado pela Novacap. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões, dos quais R$ 2,17 milhões foram provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Cláudio Abrantes, encaminhada diretamente para Novacap. O restante foi custeado com recursos próprios da Secretaria de Saúde.