Aberta licitação para construir UBS no Vale do Amanhecer
Aberta licitação para construir UBS no Vale do Amanhecer
Nova unidade básica de saúde beneficiará 20 mil pessoasDa Agência Saúde

Mais uma licitação foi aberta para a construção de uma nova unidade básica de saúde (UBS) no Distrito Federal, com o objetivo de reforçar a assistência à população. Depois do Paranoá Parque e do Jardins Mangueiral, agora serão beneficiados os moradores do Vale do Amanhecer, em Planaltina. Eles ganharão a primeira UBS da região, que abriga o maior centro espiritualista do Brasil.
O edital da licitação foi publicado, nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre do próximo ano.
Estima-se que em torno de 20 mil pessoas da região sejam atendidas na nova unidade. Ela terá 870 metros quadrados de área útil e será projetada para comportar quatro Equipes da Saúde da Família (ESF), cada uma delas formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Atualmente, a população da região é atendida por três equipes de Saúde da Família, que atuam em um espaço alugado pela Secretaria de Saúde. “Com a construção da nova UBS, a população terá uma cobertura maior, facilitando o acesso aos serviços de saúde”, ressaltou o gerente de Serviços de Atenção Primária do Vale do Amanhecer, Deusdete Rolim.
O projeto arquitetônico da unidade foi elaborado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Inclui salas de vacina, espera, reunião, almoxarifado, auditório, banheiros com acessibilidade, entre outros espaços. O valor da obra está orçado em R$ 4.098.077,90. A UBS ficará localizada na Área de Regulação de Interesse Social (Arins) do Vale do Amanhecer.
LICITAÇÕES – Desde o início do mês a Secretaria de Saúde tem publicado a abertura de licitações para construir mais UBS. No dia 3 de maio, foi a do Paranoá Parque, que beneficiará cerca de 24 mil pessoas. No Jardins Mangueiral, a licitação foi divulgada em 7 de maio, para atender em torno de 17 mil pessoas da região.