09/04/2022 às 22h17 - Atualizado em 09/04/2022 às 22h17

Bombeiros fazem treinamento prático para combate à dengue em Arapoanga, Planaltina

Ação em parceria da corporação com a Saúde vistoria 366 imóveis e 1.536 depósitos neste sábado (09)

DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

 

Trezentos e sessenta e seis imóveis foram vistoriados em atividade de combate à dengue que ocorreu neste sábado (9) em Arapoanga, Planaltina. Ao todo, foram identificados 1.536 depósitos em potencial, que podem ter água ou serem utilizados de alguma forma para deposito dos ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses.

 

 

 

 

Os agentes trataram depósitos com larvicida, que tem poder residual de 60 dias após o contato com a água. Além disso, em oito imóveis houve constatação de focos. A ação contou com a parceria de 70 militares do Corpo de Bombeiros, que participaram de treinamento para combate ao Aedes, com 30 servidores da Secretaria de Saúde.

 

Na operação de hoje, os militares colocaram em prática o que aprenderam na sexta-feira (8), em capacitação com total de 293 bombeiros militares. No curso teórico, eles foram orientados a inspecionar imóveis, procurando possíveis focos e criadouros do mosquito. Aprenderam também sobre a biologia do Aedes aegypti, como reprodução e hábitos desse inseto.

 

 

 

Na atividade deste sábado, os participantes foram orientados para a atuação em campo, com os procedimentos de visita às residências e para preenchimento de boletim. A ação faz parte da parceria da Secretaria de Saúde, por meio da Direção de Vigilância Ambiental (Dival), com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).