Brasília vai sediar 37º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde em julho
Brasília vai sediar 37º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde em julho
Evento deve reunir oito mil profissionais do Sistema Único de Saúde e promover o turismo na capital
Agência Saúde-DF
O 37º Congresso Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) será realizado em Brasília (DF) entre os dias 16 e 19 de julho de 2023. O evento vai reunir mais de oito mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de vários estados do país.
"Receber o Congresso aqui em Brasília é relevante para promover a troca de experiências desenvolvidas nacionalmente e, assim, melhorar a prestação do serviço público para a população", afirmou a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio. Por seu caráter único na Federação, o DF tem atribuições no SUS tanto de estado quanto de município.
Na manhã desta quarta-feira, a secretária de Saúde esteve com o vice-governador, Paco Britto, para articular a realização do evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. "Além de ser um local bastante adequado, temos a vantagem da proximidade das sedes de órgãos públicos distritais e federais. Isso vai facilitar a interlocução, tão importante para o CONASEMS", explicou.
Vice-governador Paco Britto e secretária de saúde Lucilene Florêncio. Foto: Gabinete do Vice-Governador do DF
Para o vice-governador, o evento, além de ser de extrema relevância para a saúde, é importante para a cidade. “Brasília é a capital do país, o centro das grandes decisões nacionais, além de ter toda estrutura para receber um evento dessa magnitude. Esse governo trabalha para que nossa cidade seja um polo de desenvolvimento e um local de encontro”, destacou. “Não mediremos esforços para que o Conasems aconteça aqui, trazendo para a cidade a importância que ela tem e o papel de acolher a todos os brasileiros, fomentar o turismo e girar nossa economia para que esteja cada vez mais independente”, completou Paco.
O Congresso Conasems traz expectativas positivas também para a economia do Distrito Federal. A expectativa é de que tanto a organização do evento quanto os participantes injetem pelo menos R$ 10 milhões em setores como transporte, hospedagem, gastronomia e turismo, dentre outros.