Campanha de vacinação contra a covid-19 completa um ano no DF
Campanha de vacinação contra a covid-19 completa um ano no DF
Primeiros vacinados não contraíram a doença após imunização; até o momento, mais de 5 milhões de doses foram aplicadasTeko Haw
JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA, MARGARETH LOURENÇO
Após um longo ano de trabalho, Lídia permanece no Hran, completou seu esquema vacinal e não contraiu a doença depois de ser imunizada. Ela diz que espera não ver mais “os casos graves que tivemos antes da vacinação”.
Glória Neri, de 76 anos, foi a primeira idosa a ser vacinada no Distrito Federal. Ela mora no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante. Ali convivem outros 121 idosos e 91 cuidadores. Eles também receberam a vacina no primeiro dia da imunização.
Hoje, um ano após receber a vacina contra covid-19, dona Glória esbanja saúde. Além de completar o ciclo vacinal, recebeu o reforço do imunizante e nunca contraiu o Sars-CoV-2. “Ela também foi vacinada contra a Influenza e nem gripe pegou ao longo de 2021”, assegura o enfermeiro que cuida da idosa, Diogo Pinheiro.
IndígenasEm 20 de janeiro, a vacina chegou nos braços de índios da etnia Guajajara. Os indígenas moram na aldeia , localizada no setor Noroeste. O cacique, Francisco Guajajara, 45 anos, foi o primeiro a receber a dose da vacina CoronaVac para dar o exemplo ao restante da tribo.
“É bom vacinar porque ninguém aqui quer morrer e a doença não escolhe quem vai atingir, pode ser rico, pobre, índio, branco”, afirmou na época.
No local, vivem 23 famílias, cerca de 250 pessoas. Um ano após a primeira dose, o cacique conta que não teve covid. A maior parte dos integrantes da tribo também já recebeu a dose de reforço. “Não pegamos covid-19. As crianças chegaram a ficar gripadas, mas nem febre tiveram. Graças a Deus estamos todos bem aqui na aldeia, com saúde”, garante.
O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforça a importância da campanha de vacinação na luta contra a covid-19. “Começamos um trabalho de reconstrução do sistema de saúde pública do DF que foi prejudicado pela pandemia. Estamos retomando este objetivo entregando novas unidades e contratando profissionais. A população pode ajudar se vacinando corretamente. É isso o que tem salvado vidas. Reforço o pedido para que procurem nossos postos para receber a imunização completa”.