25/03/2024 às 10h52

Ceilândia e Taguatinga recebem ações de vacinação contra gripe, covid-19 e dengue

Por todo o DF, Carro da Vacina e UBSs ofereceram imunizantes contra covid-19, HPV, tétano, febre amarela e meningite

Ingrid Soares, da Agência Saúde | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ofereceu, no sábado (23), imunização para a população brasiliense. Além da gripe, também foram aplicadas vacinas contra covid-19, HPV, tétano, febre amarela e meningite, entre outras. Além de ações especiais, as UBSs de todo o DF ofertaram o imunizante contra a dengue para o público infanto-juvenil, de 10 a 14 anos.

Entre os atendimentos realizados nas 14 Regiões Administrativas, os grupos prioritários para vacinação contra gripe (influenza) foram atendidos pelo Carro da Vacina na Praça da Bíblia, em Ceilândia. A dona de casa Jucemir da Silva, 63 anos, moradora da região, aproveitou o final de semana para colocar em dia a vacinação da gripe. “É importante cuidar da saúde. Dá ânimo para as pessoas virem porque às vezes não conseguem ir ao posto. É um incentivo”, elogia.

A campanha de vacinação contra a gripe é voltada para idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde. Mesmo quem já recebeu imunizantes contra a gripe em períodos anteriores deve se vacinar.

A aposentada Eliana Maria Carvalho Costa, 65 anos, também tomou a vacina contra influenza para manter a saúde em dia. “Não pode ficar sem tomar. Depois delas percebi uma diferença. Quando pego gripe, é mais leve”, relata.
 

Aproveitando o Carro da Vacina em Ceilândia, a aposentada Eliana Maria Carvalho Costa, 65 anos, também tomou a vacina contra influenza para manter a saúde em dia. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Técnica de enfermagem da UBS 10 da Região Oeste, Claudete Cartaxo ressalta que a ocasião foi mais uma oportunidade para a população se manter protegida contra os vírus em alta. “Estamos em campanha da gripe. Muitos não têm condições de ir durante a semana na sala de vacina na UBS. Essa é mais uma chance deles virem”, afirma.

Em dois anos de criação, o Carro da Vacina já imunizou 70 mil pessoas. Henrique Queiroz, coordenador do Carro da Vacina na Região Oeste, reforçou que o veículo auxilia na oferta vacinal. “Aproveitamos eventos como esse, que aglomera muitas pessoas, e fazemos busca ativa. Oportunizamos para que eles tenham condições de atualizar o cartão de vacina”.
 

Entre os atendimentos realizados nas 14 Regiões Administrativas, a população que faz parte dos grupos prioritários para vacinação contra gripe (influenza) pode receber o imunizante.  Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Taguatinga

Outro esforço pela vacinação ocorreu durante todo o dia na Feira dos Importados de Taguatinga. Em uma banca montada no local, equipes da saúde da UBS 6 de Taguatinga disponibilizaram vacina contra a gripe (influenza) e outras doenças (HPV, tétano, febre amarela, meningite etc) para adolescentes e adultos, conforme o calendário de vacinação.

Foi o caso da vendedora Clésia dos Santos, 31 anos. Grávida de oito meses, fez questão de garantir mais uma imunização. “Faço questão de manter em dia meus exames e vacinas para a minha própria saúde e para que a minha bebê venha saudável, tenha mais proteção”.
 

Grávida de oito meses, a vendedora Clésia dos Santos de Oliveira, 31 anos, fez questão de garantir mais uma imunização na ação realizada em Taguatinga. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Orientando aos frequentadores da feira sobre a campanha de vacinação contra a influenza, Keitte Mendes, enfermeira responsável técnica da UBS 6, ainda orientou a comunidade em cuidados contra o mosquito da dengue com a divulgação de panfletos. “Informamos sobre o público prioritário da gripe e também para que a população não deixe água parada e ajude na luta contra o Aedes aegypti”, relata.

Nesta segunda-feira (25), o atendimento volta ao funcionamento de rotina nos mais de cem locais de vacinação no DF.