19/04/2022 às 09h20 - Atualizado em 11/05/2022 às 12h24

Cinema, lanche e diversão em tarde de lazer

Atividade beneficia grupo de mulheres atendidas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) Caliandra, da Fercal

WILLIAN MATOS, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Tarde de cultura e lazer no cinema. Foto: Tony Winston – Agência Saúde DF

Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) Caliandra, da Fercal, proporcionaram uma tarde de cultura e lazer para cerca de 30 moradoras da região e seus acompanhantes. Elas são atendidas pelo Núcleo e aproveitaram uma sessão de cinema em um shopping da Asa Norte, na segunda-feira (18).

 

 

Parecia um simples passeio, mas foi uma experiência inédita para pessoas como a dona Juraci Araújo, 68 anos, que nunca havia ido a um cinema. “Eu amei. Primeira vez que venho a um shopping”, comentou. A dona de casa celebrou a união entre o grupo de mulheres assistidas pelo Nasf. “A gente se reúne, se conhece mais. É muito bom”. A ação social foi voltada para mulheres atendidas pelo núcleo. Elas puderam levar acompanhantes.

 

A dona de casa Eudilene Tavares, 41 anos, também viu a telona pela primeira vez e aproveitou para levar os três filhos ao passeio. “Estou muito grata”, disse. O filme transmitido foi “Animais Fantásticos – Os Segredos de Dumbledore”.

 

Marluce Araújo, 52 anos, é mais uma mulher amparada pelo Nasf Caliandra. Ela, que está há quatro anos no projeto, diz que a equipe é maravilhosa e auxilia em vários aspectos. “O grupo nos ajuda muito em questões físicas e psicológicas. Ajuda até a eu ser mais espontânea dentro de casa”, comenta.

 

Uma das idealizadoras do passeio, a fisioterapeuta Dayane Borges, do Nasf, conta que a ideia surgiu após as próprias participantes falarem que sentiam falta de atividades culturais. Dayane adianta que o núcleo tem buscado meios para, no próximo ano, realizar um evento na própria Fercal, com artistas. “A gente entende que saúde vai muito além da nossa assistência. É cultura, é esporte, é lazer”, resume.

 

Para possibilitar a atividade da segunda-feira (18), o Nasf contou com o apoio da Academia de Polícia Federal, que disponibilizou ônibus, motorista e um agente de polícia para o transporte do grupo. O Kinoplex colaborou oferecendo 30 ingressos para a sessão. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Fercal preparou kits com lanches para os participantes.