26/06/2015 às 11h58

Córrego da Onça tem ação saúde neste sábado (27)

Cerca de 400 pessoas serão beneficiadas

BRASÍLIA (26/6/15) - A Regional de Saúde do Núcleo Bandeirante promoverá, neste sábado (27), a "Ação Social Pró-Saúde, no Córrego da Onça, das 8h às 17h, situado na Rua B, Chácara 4, no km 1 próximo Alfa Marinha, estrada para Unaí.

Segundo a coordenadora de Saúde do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Park Way, Wilna Célia Pereira de Souza, a ação visa promover maior integração entre a comunidade e a Regional, como também, divulgar informações sobre saúde básica e ao mesmo tempo encaminhar pessoas da comunidade, que necessitem de cuidados complementares à saúde, para unidade de referência.

O Córrego da Onça conta com 68 chácaras, reunindo aproximadamente 400 pessoas, que participarão do evento na região.

Programação - No local serão montados estandes para atender a saúde da criança, mulher e idoso. Atendimento odontológico, orientação aos pais e as crianças sobre escovação de dentes, distribuição de kits odontológicos, além de verificação dos cartões de vacinação. Durante o atendimento serão avaliados o crescimento e desenvolvimento nutricional.

Para as mulheres, será oferecida a coleta de exame ginecológico (prevenção do câncer de colo do útero e orientação sobre o autoexame da mama). As que estiverem gestantes serão orientadas sobre o pré-natal. A comunidade também será orientada e informada sobre tracoma (doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, que ocorre principalmente em crianças).

Os idosos receberão atendimento especial, declara assessora de gabinete da coordenação de Saúde do Núcleo Bandeirante, Vera Lopes da Silva, "vamos oferecer teste rápido HIV e Sífilis, aferição de pressão e glicemia, informação sobre alimentação saudável, avaliação e orientação nutricional".

Os usuários do Programa Bolsa Família também orientados e deverão comparecer munidos da identificação.

De acordo com a gerente de Gestão, Planejamento e Avaliação, Flávia Fernandes Amberget, outras atividades e serviços farão parte da ação saúde por meio das vigilâncias: sanitária (cuidados e manuseios com alimentos) e ambiental(prevenção da dengue).