DF aplicou quase 160 mil vacinas em moradores de outros estados
DF aplicou quase 160 mil vacinas em moradores de outros estados
Mais de 45% foram para pessoas vindas de Goiás, mas a vacinação contemplou todos os estados
Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
AGÊNCIA SAÚDE-DF
Durante a campanha de vacinação contra a Covid-19, que está em andamento, o Distrito Federal já aplicou um total de 1.304.405 vacinas. Como o acesso ao Sistema Único de Saúde é universal, a capital federal não impede que pessoas residentes em outras unidades da federação iniciem o esquema vacinal no DF. Com isso, a Secretaria de Saúde registrou, desde o início da campanha, a procura de pessoas vindas de todos os estados brasileiros ao DF em busca da vacina. Até o momento, foram aplicadas 159.345 doses em residentes de outros estados, beneficiando todas as unidades da Federação.
Com a primeira dose, foram 50.696 moradores de Goiás vacinados. Já com a segunda dose, foram 21.508 imunizados. Do estado de Minas Gerais, 12.796 tomaram a dose inicial e 5.585 o reforço. A Saúde lembra que para receber a segunda dose e completar a imunização, é necessário ter recebido a dose inicial no DF e apresentar o cartão de vacina em qualquer um dos pontos de vacinação.
Boletim semanal
Os dados apresentados acima foram divulgados no Arquivo em Anexo 1balanço semanal da Secretaria de Saúde com dados extraídos do SI-PNI do Ministério da Saúde, alimentado pela pasta. Através das informações do Cartão Nacional de Saúde é possível identificar o local de residência do cidadão.
O balanço aponta que 96,6% dos trabalhadores da Saúde, seja da rede pública ou privada, iniciaram o esquema vacinal e 72,7% concluíram. Do grupo de comorbidades, as pessoas com hipertensão de difícil controle e com diabetes mellitus correspondem a maior parte dos vacinados, sendo 37,8% e 24,4%, respectivamente.
O boletim traz o número de doses que foram perdidas durante a campanha. Lembrando que 10% das doses recebidas são reservadas tecnicamente para suprir tais perdas. O número leva em conta o total de imunizantes disponíveis.
Houve a perda de 7.576 doses, sendo que 7.009 ocorreu por volume insuficiente no frasco. A pasta lembra que no dia 5 de março a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou que o Instituto Butantan reduzisse o envase da vacina CoronaVac passando de 6,2 mil para 5,7 ml. Após essa data, houve um aumento significativo de queixas técnicas de volume inferior ao descrito em bula.
Até o momento, o DF já vacinou 953.445 pessoas com a primeira dose, 337.056 com a segunda dose e 13.904 com a dose única (DU) da vacina Janssen. A cobertura é de 41,88% para D1, 15,19% para D2 e 0,60% para a DU, considerando a população elegível para vacinação, que são adultos a partir de 18 anos.