DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid-19
DF vacina os primeiros profissionais de saúde contra a Covid-19
Vacinação na capital federal começou nesta terça-feira (19) no Hospital Regional da Asa Norte
JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
A enfermeira Lídia Rodrigues, que atua no Hran, foi a primeira a ser imunizada. “É um momento de esperança, de que tudo vai se normalizar, logo tudo vai voltar ao normal que é trabalhar e dedicar nossa vida para salvar pessoas. Essa vacina vai ajudar a todos que precisam e ajudar a nós, profissionais de saúde, a superar tudo isso”, declarou.
Em seguida, a técnica de enfermagem Karina de Jesus Silva, a fisioterapeuta Ana Paula Barbosa, a médica Juliana Bento da Cunha, a auxiliar de limpeza Narcisa Trajano de Araújo e o vigilante Pedro Teodoro foram os primeiros a ser imunizados com a vacina CoronaVac produzida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. O governador do DF destacou a importância desse momento.
"Estamos esperançosos que 2021 será um ano bem melhor para nós todos", afirmou o governador Ibaneis Rocha, durante a solenidade de vacinação no Hran. O chefe do Executivo local destacou o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia de Covid-19. "Eu acompanhei o trabalho desses profissionais que dedicam suas vidas para tratar de uma doença totalmente desconhecida. Com o trabalho deles conseguimos superar o ano de 2020 e dizer que nenhum paciente com coronavírus no DF tenha deixado de ser atendido".
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, explicou como ocorrerá a vacinação nos hospitais. "Os profissionais que estão no front serão vacinados no ambiente de trabalho, nas UTIs, prontos-socorros e nos andares de internação. Estamos vacinando quem está na linha de frente no combate à pandemia, do médico ao profissional de limpeza, ou seja, todos aqueles que lidam diariamente com os pacientes que precisam de atendimento na rede de saúde", destacou.
O secretário disse ainda que "as pessoas podem ficar tranquilas pois haverá vacinas para todos e divulgaremos antecipadamente as próximas fases da vacinação".
Imunização no DF
Além do Hran, a vacinação no Distrito Federal ocorrerá em outros 14 hospitais públicos. Foram recebidas 106.160 doses vacina que irão imunizar 53.080 pessoas em duas doses administradas no intervalo de 14 dias.
O público-alvo da primeira fase são os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas que atuam nas UTIs, profissionais administrativos que fazem a ficha de atendimento dos pacientes, vigilantes, profissionais de limpeza que trabalham em hospitais e UBSs, servidores do Samu, bombeiros que atendem no pré-hospitalar, profissionais da atenção primária que recebem pacientes com sintomas respiratórios, idosos acima de 60 anos e deficientes que vivem em instituições de acolhimento ou asilos e seus cuidadores, além da população indígena.
Os 15 pontos de vacinação receberão os profissionais de saúde, das redes pública e privada, que integram as listas elaboradas pelas unidades onde trabalham. A escolha do local de vacinação é facultativa a esses profissionais. Já os demais membros do grupo da primeira fase receberão as doses nas instituições e nas aldeias indígenas.
A vacinação para os demais integrantes dos públicos-alvo previstos no Plano Operacional de Vacinação Contra a Covid-19 no DF começará assim que a Secretaria de Saúde receber mais doses da vacina. A pasta divulgará amplamente a informação nos veículos de comunicação.
Veja mais fotos do início da vacinação no DF: