17/08/2015 às 11h17

Dia D contra a poliomielite imuniza 26 mil crianças

Objetivo é vacinar 175 mil meninos e meninas até 31 de agosto

BRASÍLIA (17/8/15) – Cerca de 26 mil crianças foram imunizadas neste sábado (15), durante Dia D de mobilização nacional de vacinação contra a poliomielite. Isso representa 14,13% do público-alvo da campanha, que vai até 31 de agosto. A expectativa é que 175 mil pessoas entre seis meses e cinco anos de idade sejam vacinadas.

"Estamos fazendo também a multivacinação. É importante que os pais tragam os cartões de vacina de seus filhos para coloca-los em dia, para que a criança fique completamente protegida", frisou o secretário de Saúde, Fábio Gondim, durante evento de abertura da campanha, neste sábado, no Centro de Saúde nº 8, na Asa Sul.

Até 31 de agosto, 104 salas de vacinação estarão abertas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, em todas as Regionais de Saúde do Distrito Federal. Crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina, e pacientes portadores de HIV não devem ser imunizadas.

SITUAÇÃO – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo poliovírus. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A contaminação se dá, principalmente, por via oral.

"O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e o último registro no DF é de 1987. Portanto, é importante que a população participe dessa mobilização e que leve as crianças às unidades para se vacinar para que possamos continuar a combater a doença", destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença.

A campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre anualmente. Em 2013, o DF vacinou 91,6% do público alvo. Em 2014, o alcance foi de 81,6%. Já a última ação de atualização do cartão de vacina foi realizada em 2013 e, ao todo, foram vacinadas 38.926 crianças.