31/03/2017 às 19h22

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado neste domingo (2)

Estima-se que, no Brasil, existam dois milhões de pessoas com a síndrome

BRASÍLIA (31/3/17) – Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril, quando monumentos e instituições governamentais são iluminados de azul com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema.

Trata-se de uma síndrome que não tem cura e que afeta o desenvolvimento nas áreas da comunicação, socialização e comportamento. Oficialmente, recebe o nome de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, no mundo, existam cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, esse número é de, aproximadamente, dois milhões de autistas.

No âmbito da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a rede pública de atendimento oferece à população, em especial às crianças e adolescentes, atendimento com equipe multidisciplinar nos Centros de Atendimento Psicopedagógicos (Caps) de Taguatinga, do Recanto das Emas, da Asa Norte e de Sobradinho.

De acordo com a assistente social da Diretoria de Saúde Mental da pasta, Jamila Zgiet, esses locais oferecem atendimento para todos os tipos de transtorno mental infanto-juvenil. "Em todas essas unidades, o público que mais procura pelo serviço é o autista", revela.

A rede pública de saúde do Distrito Federal também oferece atendimento à essa parcela da população nos dois Centros Especializados de Reabilitação localizados na Unidade Mista de Taguatinga e no Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni, no Centro de Orientação Médico Psicopedagógico, no Hospital da Criança de Brasília, que atende com protocolo específico para autismo vinculado à neuropediatria e no Hospital de Apoio, que participa com a Unidade de Genética fazendo testes que têm a função de aferir se a pessoa tem a síndrome.

ATIVIDADES – Para celebrar a data, o Caps 1 de Taguatinga promoverá, dos dias 3 a 7 de abril, a "1ª Semana de Conscientização do Autismo" que contará com eventos dirigidos aos pacientes e seus familiares.

Veja a programação completa:

 

3 de abril

8h30: Coffee break de abertura

9h: Autismo e Aspectos Psicossociais, com a psicóloga Emanuelle Leal

4 de abril

14h: Musicalização Infantil, com a Cia. Children

5 de abril

7h45: Zoo Especial - Passeio ao Zoológico de Brasília com a equipe do Caps 1 Taguatinga

6 de abril

9h: Gincana com a equipe do Caps 1 Taguatinga

10h30: Balé em cadeira de rodas, com o Grupo Avivarte

7 de abril

15h30: Atuação Fonoaudiológica e Autismo, com a fonoaudióloga Luciana Leão