16/04/2022 às 16h10 - Atualizado em 18/04/2022 às 20h19

Equipe do Nasf da UBS 2 de Taguatinga conquista publicação de experiências exitosas

Os temas são os trabalhos desenvolvidos na reabilitação pós-covid e projeto de educação permanente na unidade

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO

Dois trabalhos realizados pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Taguatinga foram publicados, em março, nos Anais do IV Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde e I Simpósio da Planificação da Atenção à Saúde, organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em conjunto com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

 

“Submetemos dois relatos de experiência conforme o eixo temático Práticas Inovadoras na APS e Rede no contexto da pandemia de covid-9. Os trabalhos passaram por avaliação da comissão, foram classificados e aprovados”, conta a fisioterapeuta da equipe, Núbia Passos. Os relatos de experiência são intitulados “Reabilitação Interdisciplinar na Síndrome Pós-covid” e “Educa mais: um projeto de educação permanente em atenção primária à saúde”. Arquivo em Anexo 1

 

A fisioterapeuta explica que o primeiro relato traz “a experiência da nossa prática clínica, as atividades realizadas e os resultados alcançados com os pacientes que apresentaram sequelas pós-covid”, resume Núbia. O grupo teve início em abril de 2021.

 

Já a segunda experiência tratou do projeto de educação permanente implementado na UBS. “Essa forma contínua de aprendizado reflete no atendimento prestado aos usuários. E isso que mostramos no relato”, observa. O Educa mais teve início em 2019 e foi retomado em 2021.

 

Para a fonoaudióloga da equipe, Leila Kato, a publicação demonstra a importância do trabalho desenvolvido e deixa a equipe honrada, fortalecida e inspirada a fazer novas experiências. “Esse reconhecimento traz cada vez mais motivação para buscarmos inovações e o melhor para os nossos pacientes”, indica.

 

publicação completa pode ser acessada aqui. As experiências do Nasf da UBS 2 de Taguatinga podem ser conferidas nas páginas 238 e 239.

Anexos