GDF assina Termo de Cooperação com a Opas para melhorar serviços de saúde
GDF assina Termo de Cooperação com a Opas para melhorar serviços de saúde
Modelo de cooperação técnica é inédito no DF e prevê melhorias para a população
Termo de Cooperação vai trazer benefícios para o Distrito Federal - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
JURANA LOPES
A Secretaria de Saúde realizou, nesta sexta-feira (18), um marco histórico ao assinar um Termo de Cooperação Técnica Internacional com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Ele tem o objetivo de contribuir com a qualificação da gestão da secretaria visando atender as necessidades de cobertura e acesso universal à saúde pela população do Distrito Federal. Esse modelo de cooperação técnica é inédito no DF.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que estava muito feliz “porque esse Termo de Cooperação vai trazer benefícios para o Distrito Federal que nunca mais acabarão”. Ressaltou que a SES terá crescimento técnico e o apoio incondicional em tudo que precisar da Opas. “Isso é grandioso, porque plantamos uma semente que logo se tornará uma árvore frutífera”, afirmou, emocionado, Okumoto.
Ele ressaltou que a união entre a Secretaria de Saúde e a Opas vai alavancar as atividades e proporcionar aprendizagem e conhecimento técnico. Segundo Okumoto, existe a necessidade de compartilhar conhecimentos em momentos de crise, e a troca de experiências entre profissionais de vários países só traz benefícios.
O Termo de Cooperação contribuirá para o aprimoramento das capacidades técnicas e institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do Distrito Federal, por meio da geração e difusão de conhecimentos, compartilhamento de tecnologias e qualificação dos processos de atenção e gestão em saúde.
“A parceria da Opas com o Distrito Federal nos deixa muito felizes, pois teremos um relacionamento ainda maior. Ter uma parceria com o Brasil nos proporciona mostrar o bom que o país tem ao mundo, sua solidariedade. Vivemos em tempos difíceis e quero parabenizar o trabalho de cada um que esteve na linha de frente da pandemia. Obrigada pelo lindo trabalho”, agradeceu a representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross.
Resultados esperados
Com a celebração do Termo de Cooperação Técnica Internacional a expectativa é que ocorra a ampliação do alcance e do acesso às ações e serviços de saúde revestidos de uma maior qualidade para a população do DF, por intermédio da implementação de medidas eficientes que contribuam com o enfrentamento de desafios, tais como:
▪ Ampliação da cobertura e do acesso à atenção primária e a medicamentos; ▪ Garantia de regulação das filas para todos os procedimentos de média e alta complexidade; ▪ Garantia de qualidade do serviço em saúde; ▪ Otimização dos processos de gestão da saúde.
Esta é uma medida inédita no âmbito do Distrito Federal, frente outras Unidades Federativas, que já adotam esse modelo de Cooperação Técnica com vistas a alcançar o fomento de uma melhor gestão dos sistemas e serviços da saúde, sempre voltado para o alcance pleno dos interesses da coletividade.
O Ministério da Saúde também atuará como intermediário da parceria. “Iremos fortalecer nossas ações e essa cooperação é bastante oportuna. O Ministério da Saúde está à disposição para trabalhar com melhorias”, afirmou a diretora de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Andressa Degaut.