GDF Mais Perto do Cidadão leva Saúde a moradores de Ceilândia
GDF Mais Perto do Cidadão leva Saúde a moradores de Ceilândia
Primeira edição de 2026 contou com vacinas, testes rápidos e atividades educativas, no Setor O, em Ceilândia Norte
Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
"A gente tem que se cuidar", aconselha David Pereira, 62. Neste sábado (17) pela manhã, depois de deixar o cachorro na clínica veterinária, o morador de Ceilândia parou nas tendas do GDF Mais Perto do Cidadão para atualizar seu cartão de vacinação.
Recebeu doses contra hepatite B e difteria e tétano e, por acréscimo, fez testes rápidos para Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Voltou para casa satisfeito e duplamente protegido. "Muito fácil, atendimento muito rápido, pessoal muito prestativo... O GDF está de parabéns por essa iniciativa", avalia.
Desde sexta-feira (16), vacinas, testes rápidos e atividades educativas em saúde integraram a programação da 67ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A primeira edição do programa neste ano foi realizada no estacionamento ao lado do Cepi Capim Dourado, no Setor O (EQNO 8/10), em Ceilândia Norte.
Proteção para toda a família
Quem também voltou pra casa preparados para novas aventuras foram Scooby-Doo e Garfield. Respectivamente, o cachorro e o gato da família de Carla Cristina, 43, receberam doses de vacina antirrábica pela equipe de Vigilância Ambiental. "É bom que a gente vacina os bichos e fica tudo tranquilo. Fica todo mundo protegido", define a mãe.
Foi por meio das redes sociais que os tutores souberam que o evento contaria com um espaço exclusivo para a proteção dos animais domésticos. Um veículo da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) esteve disponível para realizar 168 inscrições para castração gratuita de cães e gatos - uma das novidades desta abertura do calendário de ações de 2026.
Imunização
O GDF Mais Perto do Cidadão foi um dos 52 locais de vacinação disponibilizados pela Secretaria de Saúde neste sábado (17). A lista com endereços e horários está disponível no site da pasta. Há opções em 20 Regiões Administrativas e é possível se imunizar em qualquer um dos locais elencados, independente do endereço de moradia.