Hospitais do DF receberão enxoval produzido pela Fábrica Social
Hospitais do DF receberão enxoval produzido pela Fábrica Social
Programa de capacitação profissional do GDF assumirá a produção de enxoval dos hospitais públicos
Leyla Bilich, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu mil lençóis produzidos pelo projeto Fábrica Social para os hospitais da rede pública do Distrito Federal. A entrega do material foi feita durante aula inaugural do curso de corte e costura industrial do projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET-DF), na última semana.
No evento, a secretária-adjunta de Gestão em Saúde da SES-DF, Nelma Louzeiro, expressou a satisfação com a entrega dos lençóis. “Chegaram num momento super oportuno. Nós já estamos fazendo a distribuição, utilizando o critério de criticidade. Distribuímos 200 para Planaltina, 200 para Sobradinho, e o restante será distribuído no decorrer da semana”, explicou.

Este ano, o Fábrica Social, projeto que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social, assumirá a produção do enxoval das unidades hospitalares da Secretaria de Saúde. A expectativa é que sejam confeccionados mais de 60 mil lençóis por meio de um termo de cooperação técnica.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, a iniciativa gerará uma economia de R$ 30 milhões aos cofres públicos. “Vamos começar com os lençóis, passar para os cobertores e, depois, para os travesseiros, até toda a parte de enxoval utilizado pelos técnicos de enfermagem, médicos e assistentes. A nossa ideia é fabricar tudo aqui na Fábrica Social”, afirmou.
A secretária-adjunta da SES-DF destacou os resultados da colaboração interdepartamental. “É muito importante ressaltar o impacto positivo dessa parceria. Somos gratos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico por essa ação, que tem um impacto extraordinário. Os pacientes dos nossos hospitais certamente agradecerão”, declarou.

Fábrica Social
Criado em 2013, o programa tem o objetivo de promover a educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O programa busca criar oportunidades concretas para que os alunos consigam ser inseridos no mercado de trabalho e tenham autonomia socioeconômica. Os itens produzidos durante os cursos são direcionados para os órgãos do governo, gerando, assim, economia aos cofres públicos enquanto capacita os alunos.
A Fábrica Social oferece cursos de capacitação e qualificação profissional nas áreas de confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos, construção civil, jardinagem e cultivo de alimentos, marcenaria sustentável e instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.