15/08/2025 às 08h04

HRL participa de estudo sobre telessaúde em UTI

Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, iniciativa avalia melhora da prestação de serviços

Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, passaram a contar com reforço profissional e tecnológico. Um equipamento de videoconferência vai permitir que profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), participem diariamente da dinâmica do setor. Trata-se do programa Telescope II, que conta com a colaboração de 25 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. O HRL é o único do Distrito Federal.

O Telescope II foi iniciado em 2023, com a coleta de dados de diversos indicadores das UTIs. Agora, esses 25 hospitais públicos terão, até o fim de 2026, o apoio de enfermeiros, médicos, farmacêuticos e fisioterapeutas do Hospital Israelita Albert Einstein em videoconferências diárias, a serem realizadas diretamente no ambiente de internação.
 

Um equipamento de videoconferência vai permitir que profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, participem diariamente da dinâmica da UTI do HRL. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


Os profissionais da unidade paulistana vão participar de discussões de casos e monitoramento dos pacientes. A expectativa é registrar melhora em indicadores, como redução da mortalidade e do tempo de internação, e ganho de conhecimento a ser aplicado em todos os hospitais. A nova fase do programa foi iniciada nesta semana (11).

"A troca de experiência é válida para aprimorar o atendimento aos pacientes", explica a superintendente da Região Leste de Saúde, Maria de Lourdes Castelo Branco.

Segundo a gestora, o Telescope II ocorre ao mesmo tempo em que a Secretaria de Saúde (SES-DF) investe na revitalização do espaço físico da UTI, o que também deve trazer ganhos. "Vamos qualificar o melhor possível a nossa unidade de terapia intensiva para dar assistência a pacientes de alta complexidade. O objetivo é ter tanto a estrutura física, quanto a tecnológica e uma equipe preparada."

O HRL é referência da SES-DF para cirurgias de coluna, que demanda internações em UTI, além de receber vítimas de traumas de outras demandas.
 

HRL é o único do DF a participar do programa Telescope II, que conta com a colaboração de 25 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


Aprimoramento contínuo

Entre 2018 e 2022, o setor do HRL passou pelo projeto Telescope I, outra iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein, também no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), quando houve intervenção específica na área médica.

"O conhecimento adquirido otimizou a melhoria contínua de indicadores, com destaque para a redução da taxa de mortalidade ajustada. Em nossa unidade intensiva, mantemos 50% menos óbitos frente ao estatisticamente esperado por índices prognósticos", detalha o chefe da UTI do HRL, Sidney Sotero.

O hospital da SES-DF também faz parte de outras iniciativas vinculadas ao Proadi-SUS: Lean nas Emergências para reduzir a superlotação e inserir uma nova cultura organizacional de gestão; planificação da Linha Materna-Infantil; Cuidados Paliativos; e "Saúde em Nossas Mãos", para prevenção de infecções; dentre outras.