23/06/2020 às 19h08

HRSam cria atendimento por telemedicina para servidores com sintomas gripais

Medida visa desafogar o fluxo do pronto-socorro e reduzir a exposição ao coronavírus entre profissionais e pacientes swab

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE

  nasal", explica.   Durante o acolhimento, se o servidor apresentar sintomas agravados, ele será encaminhado imediatamente para atendimento médico no pronto-socorro.   O serviço funciona desde 8 de junho e, até o momento, já atendeu 35 profissionais e testou 11. Todos os testes foram positivos para o coronavírus. Havendo este resultado, o trabalhador é afastado por 14 dias para cumprir a quarentena. Se não, volta imediatamente ao trabalho. Os testes na tenda ocorrem nas segundas, quartas e sextas.   Com mais essa opção, o fluxo de atendimentos no pronto-socorro (PS) é reduzido, uma vez que o PS passou a ser exclusivo para o público externo, o que torna o atendimento mais célere.   MEDIDAS SIMILARES - O Hospital Regional de Ceilândia também adotou um novo fluxo para otimizar o atendimento na Emergência e reduzir o tempo de espera. Lá, os servidores que estão com suspeita de infecção pelo coronavírus, e com sintomas leves, recebem atendimento em um ambulatório exclusivo. Desta forma, o PS atenderá somente a população com suspeita da Covid-19 e servidores com sintomas graves.   Já no Hospital Regional de Sobradinho, a alteração foi nos locais de funcionamento das emergências adulta e pediátrica. Os atendimentos para os dois públicos ocorriam no mesmo espaço. Agora, clínica médica e pediatria funcionam em locais diferentes visando a segurança das crianças que precisam de atendimento emergencial.