12/02/2022 às 13h46

Mais de 2,2 mil voluntários atuam na rede pública de saúde

Saiba o que fazer para se tornar um voluntário e atuar nas unidades de saúde do DF

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO 

 

 

Além dos servidores efetivos que compõem o quadro de profissionais da Secretaria de Saúde, a pasta conta com mais de 2,2 mil voluntários ativos em diversas unidades da rede. Eles auxiliam em áreas como administração, assistência social e na campanha de vacinação contra a covid-19.

 

A gerente de voluntariado, Adriana Ribeiro de Mello, diz que a procura pela atuação como voluntário aumentou nas unidades de saúde durante a pandemia de covid-19. "Ficamos imensamente felizes em receber os profissionais em nossas unidades. Também aumentou a procura dos voluntários sociais nos projetos desenvolvidos com pacientes, familiares e comunidade", detalha.

Atualmente, a rede pública de saúde conta com três programas de voluntariado ativos. O Programa de Voluntariado Social foi regulamentado pela Portaria nº 180, de 31 de agosto de 2016; o Programa de Voluntariado Profissional é regido pela Portaria nº 261, de 11 de novembro de 2016; e o Programa Voluntário-Colaborador da Saúde, composto por estudantes da área de saúde, entrou em vigor por meio da Portaria nº 830, de 24 de agosto de 2021. A Gerência de Voluntariado está vinculada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP).

 

"Os voluntários atuam com compromisso e dedicação, O trabalho deles precisa ser reconhecido e valorizado", destaca Adriana Mello.

 

Conheça

 

O voluntariado social desenvolve atividades em favor dos pacientes, cuidadores, familiares e comunidades da unidade alvo das ações. As práticas são: atividades lúdicas, recreativas, pedagógicas, artísticas e culturais, promoção de eventos beneficentes e celebração de datas festivas para a comunidade.

 

Já o voluntariado profissional é específico para profissionais regularmente registrados nos conselhos de classe com formação na respectiva área em que pretende atuar. E o voluntário-colaborador social atua para facilitar o processo de operacionalização administrativa da vacinação contra a covid-19.

 

"A gerência de Voluntariado agradece a todos os voluntários que atuam na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por toda doação de tempo, atenção ao paciente, compromisso, dedicação e, principalmente, paixão ao serviço que desempenham”, ressalta a gerente.

 

Processo seletivo

 

Para fazer parte do time de voluntários da Secretaria de Saúde, é preciso participar dos processos seletivos por meio do link a seguir: (Secretaria de Estado de Saúde - SES ). A apresentação do candidato é espontânea e ele mesmo pode comparecer em uma unidade pública de saúde ou encaminhar e-mail com seu currículo para gevol.dipmat@saude.df.gov.br.

 

O interessado deve possuir formação profissional na área em que pretende atuar e registro profissional no conselho de classe, se houver. As atividades de voluntariado são em caráter espontâneo, sem remuneração e sem vínculo funcional ou empregatício.

As informações completas sobre o Voluntariado na Secretaria de Saúde do Distrito Federal podem ser encontradas aqui.