20/11/2021 às 20h18

No Dia D, Saúde aplica 11,8 mil doses de vacina contra a covid-19

Ação de busca ativa por pessoas ainda não vacinadas ocorreu neste sábado (20)

GUILHERME PEREIRA E JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

 

A ação conjunta de vacinação do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio das secretarias de Saúde e das Cidades, além das administrações regionais, resultou na aplicação de 11.881 doses de vacinas contra a covid-19 neste sábado (20). Em feiras e locais com grande circulação de pessoas foi feita uma busca ativa por pessoas que ainda não haviam iniciado o ciclo vacinal ou que não tinham tomado a segunda dose ou dose de reforço. O Dia D marcou o início de uma série de ações para levar a vacina até mais perto da população.

 

“Foi um dia espetacular para o Distrito Federal. Nós estamos atrás das pessoas que ainda não puderam, ou não se sensibilizaram a tomar a vacina contra a covid. Nossa luta não terminou hoje. Nós vamos continuar indo atrás e vamos convencer essas pessoas a se vacinarem. Tenho certeza que juntos vamos chegar ao nosso objetivo de vacinar e proteger a população do DF contra a covid-19”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

 

O público alcançado neste sábado foi maior que nos últimos finais de semana. Paralelamente ao Dia D, o DF também promoveu juntamente com o Ministério da Saúde a "Megavacinação" com foco na segunda dose e dose de reforço. A campanha iniciou às 9h na Feira dos Importados do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). Além deste ponto, outros 27 integraram a ação do GDF, como a Rodoviária do Plano Piloto, outras feiras da capital, uma igreja do Sol Nascente e 13 unidades básicas de saúde.

   

Primeira dose

 

Dentro da faixa etária que menos buscou a imunização contra a covid-19 (dos 30 aos 39 anos), o comerciante Rodrigo Marciano de Sousa, de 36 anos, recebeu a D1 neste sábado e se diz aliviado em poder finalmente cumprir com o seu dever de cidadão. “Essa ação vai ajudar. Vai acelerar muito a vacinação para quem não tem tempo, ou para quem tem medo. Em breve nós vamos acabar com tudo isso”, diz Rodrigo se referindo à pandemia.

 

No Guará, uma imagem conseguiu traduzir o esforço da Secretaria de Saúde em levar a vacina a toda população. O profissional do setor energético Dirceu Batista da Silva levou seu filho, João Victor Monteiro da Silva, para receber a segunda dose e também a sua mãe, Maria Monteiro Silva, para receber a dose de reforço. “É uma ação muito importante. Hoje eu vim trazer a avó e o neto para se vacinarem. Eu tomei a minha segunda dose em agosto e ainda não deu tempo de receber a dose de reforço, mas quando chegar a hora eu, com certeza, irei me vacinar”, afirma. Complementando a fala do pai, João Victor afirma que o Dia D é uma boa ideia e deve continuar sendo reverberada. Todo mundo deveria tomar essa vacina”.

 

Outro a receber a primeira dose neste sábado foi Valdemilson Serafim de Lima, de 74 anos, e não foi apenas "uma primeira dose". Até o dia de hoje, Valdemilson nunca havia recebido uma vacina sequer. Ou, pelo menos, não se lembrava. Acompanhado da esposa e da filha, o aposentado diz-se aliviado e feliz pela experiência. “Estou muito tranquilo. Aqui está tudo bem organizado, estão de parabéns”, afirma.

 

Além da vacina contra a covid, os pontos volantes também aplicaram o imunizante contra a influenza. Foram, ao todo, 1.229 doses aplicadas. Para quem não conseguiu comparecer a nenhum dos pontos, a vacina contra a covid-19 segue disponível neste domingo em três locais:

 

- UBS 1 da Asa Norte (9h às 17h): D1 para maiores de 18 anos D2 de AstraZeneca e CoronaVac

 

- UBS 12 de Samambaia (9h às 17h): D2 de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech Reforço para idosos e profissionais de saúde que tomaram a D2 ou DU há pelo menos 6 meses

 

- Praça dos Cristais (18h às 22h): D2 de Pfizer-BioNTech

Reforço para idosos e profissionais de saúde que tomaram a D2 ou DU há pelo menos 6 meses

 

Na segunda-feira os pontos de vacinação estarão abertos normalmente. A lista já está disponível no site da Secretaria de Saúde.