Opas comemora 120 anos
Opas comemora 120 anos
Parceria do DF com a organização é destacada na cerimônia de aniversário
Da Agência Saúde-DF
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comemorou 120 anos na manhã desta sexta-feira (2) na sede da organização. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, esteve presente e destacou as parcerias que a Opas tem com o governo local para assistência da população.

Durante a pandemia, a OPAS doou mais de 150 tendas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de equipamentos e deu apoio na busca ativa da vacinação de covid. Em julho deste ano, o Projeto Imuniza Estrutural buscou aumentar a cobertura de vacinação contra COVID-19 e outras doenças imunopreveníveis, com o envolvimento da comunidade.
Outro projeto feito em parceria com o organismo internacional é o Vacina em Casa - Proteção e Saúde até você. Mais de 100 mil residências do DF já foram visitadas, desde agosto, pela iniciativa, que mapeia a atual situação da cobertura vacinal e também as condições de saúde das famílias no Distrito Federal. "Desejamos como gestores da saúde ter esse apoio agora, nos próximos 120 anos, 240 anos e que sempre possam atender e melhorar a saúde da população", concluiu a secretária Florêncio.

As ações estão de acordo com as principais propostas da Organização para a Saúde da América Latina, conforme afirmou o diretor-geral da Opas, Jarbas Barbosa. Ele é o segundo brasileiro a ocupar o cargo e reforçou a importância da atenção primária à saúde como base para a assistência da população. "A Opas tem buscado oferecer condições aos países para fortalecer a atenção primária, algo que o Brasil já começou a fazer", afirmou o diretor.
A representante da Opas no Brasil, a médica Socorro Gross, destacou o trabalho feito nos 120 anos da organização para atender especialmente às populações mais vulneráveis. "Temos trabalhado para que a saúde dos povos das américas seja modelo para o mundo, atuando em vários campos, como a redução da mortalidade infantil e a expansão da cobertura e o acesso à saúde".
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu uma placa, durante a cerimônia, em reconhecimento à parceria do governo federal ao longo de anos. "A Opas tem uma liderança incontestável com a nossa região e o apoio é fundamental para desenvolver políticas públicas", alegou o ministro.
