Pacientes do HRT recebem ajuda voluntária de um capelão
Pacientes do HRT recebem ajuda voluntária de um capelão
Visita ocorre em dois dias na semana para ouvir e cuidar daqueles que estão internados
Capelão visita as enfermarias e pronto-socorro do HRT para levar um conforto aos pacientes - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
Em meio às adversidades ou dificuldades que um período de internação hospitalar pode trazer, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), os pacientes contam com um serviço dedicado à ajuda espiritual ou para uma conversa informal. Trata-se do trabalho voluntário de um capelão - ministro religioso que presta assistência e realiza cultos em diversos locais, como hospitais.
A ajuda espiritual aos pacientes é levada pelo pastor da Igreja Assembleia de Deus, Diones Aguiar, que desde 2018 realiza esse trabalho no HRT. O religioso é filiado ao Conselho Federal de Capelania e seu trabalho colabora para o bem-estar do paciente, de seus familiares e também dos profissionais de saúde. De maneira simples e direta, ele explica aos pacientes ou seus familiares o parecer médico de cada um.
“Para fazer esse trabalho tem que ter empatia e, com isso, a satisfação do meu trabalho é tão grande quanto a de quem recebe o trabalho feito”, explica Diones Aguiar. A visita ocorre duas vezes por semana entre 7h e 19h. O capelão visita as enfermarias, o pronto-socorro, internação, centro cirúrgico, pediatria e demais alas do HRT.
O amparo emocional é oferecido aos pacientes tanto em grupo, quando entro nas enfermarias ou mesmo de forma individual. "Entendendo a necessidade de cada um e levando esperança, eu fico muito feliz em poder ajudar com uma boa palavra e de poder auxiliar quando tenho que dar notícias desalentadoras”, disse o pastor.
Informação direta
A informação é transmitida aos pacientes de forma menos técnica o que possibilita tanto ao paciente quanto aos familiares assimilar melhor o que está acontecendo naquele momento. “Por muitas vezes, o paciente ou familiar se encontra ansioso pelo momento que está passando. E uma palavra de conforto, uma notícia de como ele se encontra, o esclarecimento de um diagnóstico de forma menos técnica, traz tranquilidade e calma para aquela pessoa” enfatiza Diones.
Internado há 45 dias, Odinal Pereira de Sousa, de 65 anos, fala da importância das visitas do capelão na enfermaria. “Ele passa aqui sempre que está de plantão, traz palavras de conforto e alegria para a gente, eu me sinto muito agradecido pelas visitas dele, me sinto amparado”, agradece.
A empatia, o cuidado, e a responsabilidade emocional com a dor das pessoas, fizeram com que o trabalho desenvolvido pelo pastor Diones fosse reconhecido pela direção do HRT e pelas manifestações positivas e elogios registrados pelos pacientes por meio da Ouvidoria. Os elogios também vêm da equipe do hospital, como relata a médica emergencista do pronto-socorro do HRT, Camila Alves de Mello.
“O serviço prestado no pronto-socorro pelo capelão, senhor Diones Aguiar, é de grande valia para a equipe médica. Ele é sempre prestativo e trata com empatia os pacientes e funcionários. É fundamental a presença do serviço de capelania no pronto-socorro diante da necessidade de apoio aos familiares dos nossos pacientes ao receber más notícias. Dessa forma, eles têm um suporte diante da dificuldade que é ter um ente hospitalizado", destaca a médica que ressalta a importância da ajuda do pastor no campo espiritual.
"O apoio espiritual que ele fornece, englobando aspectos de fé, contribuem para o tratamento global dos pacientes”, afirma.
GALERIA DE FOTOS: