07/01/2022 às 11h01

Ponto de vacinação do aeroporto de Brasília já está funcionando

Unidade funciona no desembarque doméstico e oferece 1ª, 2ª e 3ª doses

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

Unidade funciona no desembarque doméstico do Aeroporto Internacional de Brasília - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

 

 

Quem desembarca na capital federal no Aeroporto Internacional de Brasília conta com mais um serviço de saúde à disposição. Além do ponto de testagem para a covid-19 que funciona desde dezembro, o terminal aeroviário passou a contar com um ponto de vacinação contra o coronavírus Sars-CoV-2. Por lá, são oferecidas a primeira, segunda e terceira dose.

 

A unidade funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que disponibilizou nove trabalhadores para atuar na triagem e aplicação das vacinas. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

"Esse ponto é muito estratégico, pois fica no lado externo do desembarque doméstico, onde circulam muitas pessoas, tanto passageiros, como os funcionários e colaboradores do aeroporto. A Secretaria de Saúde oferece mais essa facilidade para as pessoas iniciarem ou darem andamento no seu esquema vacinal", explica a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Paula Lawall.

 

Localização

O novo posto de vacinação contra a covid-19 fica localizado no lado direito do desembarque doméstico. O local está abastecido com as vacinas CoronaVac, AstraZeneca  e Pfizer-BioNTech.

 

"Agatha Moreira, de 24 anos, é agente de aeroporto e foi à unidade receber a dose de reforço. "Achei uma facilidade muito grande, sem falar que não tem filas, né? Facilitou muito a minha vida", elogiou.

 

Na última quinta-feira (6), 179 pessoas foram vacinadas, a maioria com a dose de reforço, como é o caso do piloto de aeronaves Wilson Roberto de Almeida, de 56 anos."Vim receber a dose de reforço e gostei da facilidade, muito bom", comemora.

 

O secretário-adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno, visitou as instalações do posto e ressaltou os esforços da Secretaria de Saúde em ampliar a disponibilidade da vacina contra a covid-19.

 

"Ainda temos pessoas procurando pela primeira dose. Não sabemos por que essa pessoa não procurou a vacina antes, mas cada primeira dose aplicada é uma vitória, é uma vida que pode estar sendo salva, e nós trabalhamos diariamente para disponibilizar a vacina a todos", afirma.