Procuradores do DF conhecem funcionamento de unidades da Saúde
Procuradores do DF conhecem funcionamento de unidades da Saúde
Visitas ao Hospital Regional de Taguatinga e Hospital de Base estreitaram laços e proporcionaram ganhos de conhecimento
Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
Responsável por assessorar e representar juridicamente a Secretaria de Saúde (SES-DF), a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) realizou nesta quinta-feira (11) visitas institucionais a unidades da pasta, com foco em conhecer a realidade do serviço prestado, além de observar avanços e desafios no atendimento à população.
"É sempre importante vir para conhecer in loco as atividades, conversar com os gestores, entender e estreitar laços. Fiquei extremamente grato por terem dedicado o tempo para a gente", afirmou o Procurador-Geral do DF, Márcio Wanderley de Azevedo, que esteve acompanhado de outros nove procuradores.

Foram visitados o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), atualmente administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF). Os procuradores viram como é a rotina de atendimentos em locais como os prontos-socorros, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e setores especializados, como nefrologia e oncologia. Destaque para a ala de internação oncológica do HRT, que passou por revitalização para melhorar as condições de atendimento.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, acompanhou a atividade ao longo do dia. "Precisamos fortalecer ao máximo a sinergia com a Procuradoria do Distrito Federal. Essa integração é fundamental para que possamos avançar nos processos, reduzir entraves burocráticos e dar mais agilidade às entregas para a população. A visita de hoje foi extremamente importante porque, além de estabelecer um diálogo mais próximo, nos permitiu compreender melhor a realidade e as necessidades da Procuradoria, ao mesmo tempo em que mostramos de perto os desafios vividos em nossos hospitais. Esse entendimento mútuo é essencial para construirmos soluções conjuntas, mais céleres e eficazes."

Em ambos os hospitais, o secretário esteve acompanhado de gestores locais, que puderam detalhar o funcionamento atual e projetos. O gestor lembrou ainda que tem sido mantido diálogo aberto com outras instituições, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
O diretor vice-presidente do IgesDF, Rubens de Oliveira Pimentel, destacou o caráter de integração da ação. “Acho importante esses momentos porque permitem que os órgãos que nos acompanham possam entender um pouco do que o IgesDF tem realizado para aprimorar cada vez mais o Base”.

No HRT, a visita também foi acompanhada pelo presidente do Conselho Regional de Saúde de Taguatinga, Ronaldo Seggiaro de Almeida. Representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ele elogiou a sinergia entre a SES-DF e a PGDF. "Às vezes, há conflito entre os direitos dos usuários, dos servidores, dos administradores e é necessário fazer uma harmonização disso", disse.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF)