26/03/2024 às 18h44

Profissionais de saúde são designados para o exercício da preceptoria de residência no âmbito da Secretaria

Os programas de residência têm por objetivo treinar profissionais da área para que possam ser inseridos como futuros trabalhadores do Sistema Único de Saúde

Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

A homologação do resultado final e a designação para o exercício do processo seletivo regular para preceptores de ensino dos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde foi publicado nesta terça-feira (26), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), páginas 59 e 30, respectivamente. Os programas de residência no âmbito da Secretaria de Saúde (SES-DF) têm por objetivo treinar profissionais da área para que eles possam, como especialistas, ser inseridos como futuros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os programas de residência no âmbito da SES-DF têm por objetivo treinar profissionais de saúde para que possam ser inseridos como futuros trabalhadores do SUS. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

O preceptor de residência é o profissional de saúde educador que cuida da saúde da população e tem o compromisso da formação em saúde, ensinando a prática e a teoria, atuando junto aos residentes nos cenários de prática assistenciais. A partir desta publicação, o preceptor tem cinco dias úteis para encaminhar o Termo de Compromisso, disponível no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para FEPECS/DE/ESCS/CPLE. Caso não assine e encaminhe o referido Termo, será publicada portaria tornando sem efeito a designação do servidor para atividade de preceptoria.

Os candidatos classificados fora do número de vagas disponibilizadas constituirão cadastro reserva, podendo ser convocados para o exercício da atividade caso haja necessidade institucional. O preceptor designado que esteja afastado do cenário de prática por qualquer tipo de licença poderá constituir cadastro reserva com possibilidade de designação no retorno às atividades assistenciais. O formulário deverá ser preenchido em link próprio, a ser disponibilizado no site da Fepecs no item processo seletivo em andamento.