01/05/2022 às 09h31 - Atualizado em 01/05/2022 às 09h33

Projeto Movimento na Cidade ocorrerá na próxima segunda-feira (2), no Ponto de Encontro Comunitário (PEC) da 713 Sul

A finalidade é incentivar a prática de atividade física nos espaços públicos disponíveis para a comunidade

Jurana Lopes, da Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço

PEC em Brasília. Foto Pedro Ventura - Agência Brasília

Com o objetivo de estimular a população a praticar exercícios físicos nos equipamentos públicos disponíveis, a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da UBS 1 da Asa Sul promoverá, na próxima segunda-feira (2), a partir das 9h, a primeira edição do projeto Movimento na Cidade, que acontecerá no Ponto de Encontro Comunitário (PEC) da 713 Sul.

O Projeto Movimento na Cidade foi idealizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) da UBS 1 da Asa Sul, pelos profissionais residentes Thiago Diniz (educador físico) e Rayssa Farias (nutricionista), em parceria com a gestão e as equipes de saúde da família (eSF).

“O Movimento na Cidade tem o intuito de empoderar a população através do uso dos espaços públicos para a realização de atividade física, como os Pontos de Encontro Comunitário. Serão realizadas visitas em diversos PECs da Asa Sul, onde o profissional de educação física orientará a população a como realizar exercícios de maneira correta nos PECs, dando dicas e sugestões de exercícios”, explica o residente em Educação Física e um dos idealizadores do projeto, Thiago Diniz.

De acordo com o profissional, a integração da população também é uma das finalidades do projeto. “Eu e a equipe de saúde da família estaremos reunidos na quadra para ensinar a população a como utilizar de maneira adequada os PECs, dando dicas e sugestões. Queremos criar um espaço não só para o movimento, mas, também para a socialização e criação de vínculo entre os moradores da região”, destaca.

O público esperado na segunda-feira é de até 30 pessoas, mas Thiago ressalta que há aparelho suficiente para realizar de 15 a 16 exercícios, então, não há problemas se tiver mais gente participando.

A cada semana será realizado um encontro do projeto Movimento na Cidade, em um PEC diferente. Porém, Thiago ficará dois dias da semana (segundas e quartas) à disposição da população, das 9h às 10h30 no PEC da quadra escolhida naquela semana.

Para facilitar ainda mais a prática dos exercícios físicos nos PECs, a equipe criou um banner com um QR Code que direciona para um manual desenvolvido por Thiago, mostrando, em fotos, a execução de cada exercício. Portanto, qualquer pessoa pode utilizar esse manual para se exercitar.