21/06/2022 às 19h08 - Atualizado em 21/06/2022 às 19h10

Quem tomou vacina da Janssen terá mais uma dose de reforço  

Alteração é exclusiva para as 60 mil pessoas que tomaram o imunizante no início do ciclo vacinal

Agência Saúde DF


Vacinação de Janssen no DF priorizou professores, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. Foto: Breno Esaki - Arquivo Agência Saúde DF

As mais de 60 mil pessoas que iniciaram seu ciclo vacinal no DF com o imunizante da Janssen poderão tomar mais uma dose de reforço. Conforme nota técnica encaminhada pela Secretaria de Saúde seguindo os normativos do governo federal, os pontos de vacinação estão autorizados a proceder com a imunização dessa população a partir desta quarta-feira (22).   

Confira a lista dos locais de vacinação no DF

A chefe da assessoria de mobilização das ações de combate às endemias, Cristina Soares, destaca que essa mudança é exclusivamente para as pessoas que iniciaram o ciclo vacinal com a Janssen. "Esse público é formado principalmente por professores, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, que foram prioridade na vacinação com a Janssen", informa. 

Não se aplica, por exemplo, para quem tomou primeira e segunda dose de AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac e depois tomou um reforço de Janssen. 

Para pessoas de 18 a 39 anos, que iniciaram o esquema vacinal com a Jansen, agora a orientação é de aplicação da primeira dose, um primeiro reforço após dois meses e um segundo reforço após mais quatro meses. Já profissionais de saúde ou quem tem mais de 40 anos devem receber um terceiro reforço depois de mais quatro meses. 

"O Ministério da Saúde viu a necessidade de adequar o esquema vacinal das pessoas que haviam recebido a Janssen no esquema primário", informa a gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão.

Os imunizantes AstraZeneca, Janssen ou Pfizer podem ser utilizados nos reforços. Mulheres gestantes ou puérperas que começaram sua imunização com Janssen devem tomar como reforço a vacina da Pfizer ou CoronaVac.   

Renata Brandão ressalta que quem tomou Janssen no início da imunização agora terá um mesmo número de doses previstas para quem tomou AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer. Isto é, três doses para o público até 39 anos e quatro doses para quem tem mais de 40 anos ou é profissional de saúde.