27/04/2022 às 11h12 - Atualizado em 27/04/2022 às 11h20

Quinta etapa da Conferência de Saúde Mental contempla a Região Norte

Evento aconteceu nesta terça-feira (26) e reuniu cerca de 250 pessoas

Gestores, servidores e usuários do SUS da Região Norte se uniram para realizar a quinta etapa da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental. Foto Sandro Araújo - Agência Saúde DF

Nesta terça-feira (26), gestores, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Norte se uniram para realizar a quinta etapa da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental. O evento, que contempla Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, ocorreu no Complexo Cultural de Planaltina e reuniu cerca de 250 pessoas.

A superintendente da Região Norte, Sabrina Gadelha, ressaltou a importância da união entre os setores para eleger os representantes que levarão as propostas para a etapa distrital. “É o momento de unir os nossos esforços em busca de soluções para os problemas locais”, comentou a médica. Ao fim do dia, são eleitos delegados para representar os três âmbitos da saúde: gestores, trabalhadores e usuários.

“O que está acontecendo aqui hoje é um dos maiores exemplos democráticos em políticas públicas”, enfatizou a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Silva. Ela destacou, ainda, a importância da participação social no SUS. “A política de saúde mental precisa ser a que todos nós queremos”, completou.

Marina Lessa é enfermeira do Caps AD II de Sobradinho e enfatizou que a etapa regional da conferência é prevista nas diretrizes do SUS e garante a participação social. “É a chance de nós, como gestores, trabalhadores e usuários falarmos do que não está bom e trazer propostas de melhorias”, afirmou a servidora.

Usuário da mesma unidade, Cleidson Bezerra é representante do Conselho de Saúde de Sobradinho e aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido no Centro. “Estou aqui graças aos trabalhadores da rede de atenção psicossocial e ao tratamento humanizado que eles oferecem”, comemorou. Além do acompanhamento, Cleidson foi capacitado e hoje atua como facilitador no Caps de Sobradinho, ajudando outros pacientes. “Fortalecendo os Caps, conseguimos tratar os pacientes e diminuir a hospitalização em momentos de crise”, finalizou a superintendente Sabrina.


A superintendente da Região Norte, Sabrina Gadelha, ressaltou a importância da união entre os setores para eleger os representantes que levarão as propostas para a etapa distrital. Foto Sandro Araújo - Agência Saúde DF

Confira as datas da última etapa regional da 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, marcadas para esta semana.

Conferência da Região Central
29 de abril, das 8h às 17h
Auditório do IESB – L2 Sul (Quadras 613/614)
Inscrições: Inscrição para 3ª Conferência de Saúde Mental da Região Central