Saúde aplica mais de 150 doses de vacinas no GDF Mais Perto do Cidadão em Sobradinho II
Saúde aplica mais de 150 doses de vacinas no GDF Mais Perto do Cidadão em Sobradinho II
Além da vacinação de gripe e covid, foram ofertados kit odontológicos e práticas integrativas
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
Na última sexta-feira (21) e sábado (22), a Secretaria de Saúde (SES-DF) levou à população de Sobradinho II serviços de vacinação – para humanos e animais – práticas integrativas, oferta de kit odontológicos e outras assistências. As ações fazem parte da 31ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão e somaram 166 doses de vacinas aplicadas e mais de 200 kits odontológicos distribuídos.

Destacam-se na imunização as doses de gripe e de covid-19, que totalizaram 113 e 33 doses durante os dois dias de evento. Também estavam disponíveis vacinas do calendário regular, como tétano, hepatite B, HPV e outras.
Presente no evento, o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, ressaltou que a ocasião é uma forma de aproximar o cidadão dos serviços básicos e promover a cidadania. “É importante este momento em que o GDF [Governo do Distrito Federal] cuida das pessoas e celebra a cidadania. É muito bom ver as pessoas se vacinando contra influenza e covid-19, além de usufruir de todos os outros serviços da SES”, declarou.

Imunização
Para adultos e crianças, estavam disponíveis as vacinas de covid-19, influenza e outras do calendário vacinal. “Trouxemos esse calendário vacinal como uma oportunidade para todos atualizarem o cartão vacinal de forma mais prática”, explicou a enfermeira referência técnica de vacinação, Mariana Fonseca, que participou da ação.
Naise Cordeiro, 53 anos, foi a primeira a ser vacinada na sexta-feira (21). “Vim conferir o meu benefício do Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e aproveitei para me vacinar”, relatou.
Quem também aproveitou a oportunidade para se imunizar foram a mãe e filha, Marlene, 61 anos, e Michele Araújo, 32. Para moradora da região, a ação é uma forma de levar informação a quem não tem tanto acesso. “Fiquei sabendo pelas redes sociais e, para mim, essa ação ajuda bastante, porque às vezes as pessoas não têm tanto acesso à informação ou tempo disponível”, elogiou.

Antônio Farias, 63 anos, passeava com a cachorrinha Gaia quando viu a movimentação e decidiu conferir o que era. Foi quando percebeu que lá teria a oportunidade de imunizar o pet e aproveitou a chance. Para ele, iniciativas como esta são de extrema importância. “Eu passeava com a Gaia, que considero minha filha, e aproveitei para vacinar. É uma iniciativa excelente”, contou.
Outras ações
Além dos serviços de saúde, o GDF Mais Perto do Cidadão oferece atendimento Na Hora, da Polícia Civil, Defensoria Pública, entre outros órgãos públicos. Os participantes também podem participar de atividades artísticas e de lazer, assistência social e serviços de beleza.