21/01/2026 às 08h00

Saúde apresenta experiências exitosas e fortalece troca de conhecimento com outros estados

Evento promovido pela Fiocruz e Ministério da Saúde reúne iniciativas bem-sucedidas em todo o país

Larissa Lustoza, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou experiências exitosas por meio do Colabora APS, evento promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo promover a troca de experiências e aprendizados de experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o país.
 

Colabora APS é um movimento promovido pela Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, que reúne experiências exitosas na Atenção Primária à Saúde de diferentes estados. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


A proposta do encontro é fortalecer as conexões, reconhecer os esforços e contribuir para o fortalecimento contínuo da APS por meio do intercâmbio das estratégias adotadas por diferentes estados. A rede também atua na identificação, sistematização e apoio à qualificação de experiências inovadoras, ampliando sua visibilidade e potencial de replicação em diferentes contextos.

Durante a abertura, o gerente de Estratégia de Saúde da Família da SES-DF, Virgílio Marques, reforçou a importância da troca de experiências para o fortalecimento da inovação na gestão e na assistência em saúde. “O movimento traz essa riqueza muito grande de pessoas trocarem experiências. Temos núcleos de experiências exitosas extremamente sensacionais, que são muito importantes para manter uma saúde da família mais unida e mais alinhada”, declarou.
 

Proposta do encontro é fortalecer as conexões, reconhecer os esforços e contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


Uma das experiências inovadoras e exitosas do DF apresentada foi a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb). O gerente de Práticas Integrativas da SES-DF, Marcos Trajano, destacou o protagonismo da capital federal na consolidação de iniciativas inovadoras. “O Distrito Federal tem uma característica de ser pioneiro. Temos orgulho de ter esse espaço muito especial para inovação, um ambiente muito favorável. Posso com orgulho apontar que a oferta de plantas medicinais no SUS [Sistema Único de Saúde] começou no DF, também nas práticas integrativas”, comentou.

Representando a ENSP, Ana Carolina Brandão destacou a expressiva adesão ao evento e a relevância das experiências inscritas. “Mais de 400 experiências se candidataram em mostrar projetos inovadores e, destas, 30 pudemos acompanhar com orgulho os resultados. Pretendemos estabelecer trocas, experiências de vínculos, um movimento que não existiria sem os servidores dedicados”, afirmou.
 

Uma das experiências inovadoras e exitosas apresentadas pelo Distrito Federal foi a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF