16/08/2024 às 20h03

Saúde Mais Perto do Cidadão leva serviços essenciais de saúde para população do Sol Nascente

Ação oferece vacinas, testes rápidos e consultas com diversas especialidades até segunda-feira (19)

Michele Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participa ativamente do Saúde Mais Perto do Cidadão no Sol Nascente, que vai acontecer até segunda-feira (19), das 8h às 17h30, ao lado do Restaurante Comunitário. Duas equipes de saúde, compostas por mais de 20 profissionais, atuam para administrar vacinas em crianças e adultos, realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuir kits de higiene bucal. Todas as vacinas do calendário vacinal estão disponíveis, exceto contra dengue e BCG. Já nesta sexta-feira (16), primeiro dia da ação, 182 vacinas foram administradas e 156 testes rápidos foram realizados.

“Nós tivemos duas grandes crises aqui no Distrito Federal. A primeira foi a da pandemia, que nos fez represar muitos atendimentos. A outra foi agora com a dengue. Isso fez com que aumentasse a demanda reprimida. Então, nós estamos criando novos programas para melhorar o atendimento. Estamos começando pelo Sol Nascente, que é uma região muito carente, onde as pessoas precisam muito”, destacou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Ao falar no evento, a Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou a importância dessa proximidade com a população. “Nós trabalhamos para que a saúde do Distrito Federal cuide e trate o cidadão com respeito. Sempre levamos a saúde para perto das pessoas e no atendimento às famílias. Todos que estão neste evento recebem atendimento digno, que é o nosso lema. Esta é a determinação do nosso governador, Ibaneis Rocha, e da nossa vice-governadora, Celina Leão", afirmou.

A Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância de levar a saúde para a porta da população. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Os moradores da região estão sendo atendidos em unidades móveis instaladas no espaço. Durante os quatro dias, a população terá acesso a consultas com clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, oftalmologistas e nutricionistas, além de serviços como ultrassonografias, eletrocardiogramas (ECG), mamografias e exames preventivos de Papanicolau (PCCU), para a prevenção do câncer do colo do útero.

Essa ação Saúde Mais Perto do Cidadão, vai percorrer 14 Regiões Administrativas (RAs) do DF. Após o Sol Nascente, a iniciativa seguirá para Samambaia e Riacho Fundo II, com paradas também programadas em RAs como Estrutural, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. A secretária Lucilene Florêncio, também disse que esse trabalho vem fortalecer a rede pública já existente, que conta com 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 14 hospitais.

Saúde perto de casa

Kelly da Silva, 21, grávida de seis meses, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e a Covid-19. Ela expressou satisfação com a agilidade no atendimento e mencionou que realiza outros tratamentos na UBS 1 e na Policlínica, onde é acompanhada devido a gravidez de alto risco. "Na UBS, eu faço o pré-natal, e os médicos são ótimos, sempre me atenderam com muita atenção", afirmou.

Kelly da Silva, 21, está grávida de seis meses e aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e a covid-19. Ela expressou satisfação com a agilidade no atendimento. Foto: Agência Saúde-DF

Funcionário da Administração do Sol Nascente, Romildo Pérez e Souza, 64, aproveitou o evento para realizar um check-up completo, incluindo testes de hepatite, glicemia, e outros exames oferecidos. "Esse tipo de evento é muito bom pra gente cuidar da saúde perto do trabalho", comemorou.

Moradora de Samambaia, Mari Gonçalves, 63, que sofre de problemas cardíacos, hipertensão e dores na coluna, soube do evento por uma vizinha. "Eu cheguei bem cedo, já fiz a triagem e consegui agendar várias consultas, trouxe até uns exames para o médico olhar", contou enquanto aguardava na fila para atendimento oftalmológico.

Romildo Pérez e Souza, 64, funcionário da administração de Sol Nascente, aproveitou o evento para realizar um check-up completo, incluindo testes de hepatite, glicemia, e outros exames oferecidos. Foto: Agência Saúde-DF

Rede de Apoio à Saúde no Sol Nascente

Os mais de 95 mil habitantes de Sol Nascente são atendidos por cinco unidades básicas de saúde (UBS 1, UBS 15, UBS 16, UBS 17 e UBS 18) na atenção primária, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Cidade do Sol (QNN 27) que oferecem cuidados de atenção secundária e terciária. Somente nas UBSs localizadas em Ceilândia, foram realizados 79.373 atendimentos em 2024, sendo 34.409 por médicos e 42.967 por enfermeiros, conforme dados do InfoSaúde.