Saúde Mais Perto do Cidadão leva serviços essenciais de saúde para população do Sol Nascente
Saúde Mais Perto do Cidadão leva serviços essenciais de saúde para população do Sol Nascente
Ação oferece vacinas, testes rápidos e consultas com diversas especialidades até segunda-feira (19)
Michele Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participa ativamente do Saúde Mais Perto do Cidadão no Sol Nascente, que vai acontecer até segunda-feira (19), das 8h às 17h30, ao lado do Restaurante Comunitário. Duas equipes de saúde, compostas por mais de 20 profissionais, atuam para administrar vacinas em crianças e adultos, realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e distribuir kits de higiene bucal. Todas as vacinas do calendário vacinal estão disponíveis, exceto contra dengue e BCG. Já nesta sexta-feira (16), primeiro dia da ação, 182 vacinas foram administradas e 156 testes rápidos foram realizados.
“Nós tivemos duas grandes crises aqui no Distrito Federal. A primeira foi a da pandemia, que nos fez represar muitos atendimentos. A outra foi agora com a dengue. Isso fez com que aumentasse a demanda reprimida. Então, nós estamos criando novos programas para melhorar o atendimento. Estamos começando pelo Sol Nascente, que é uma região muito carente, onde as pessoas precisam muito”, destacou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Ao falar no evento, a Secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou a importância dessa proximidade com a população. “Nós trabalhamos para que a saúde do Distrito Federal cuide e trate o cidadão com respeito. Sempre levamos a saúde para perto das pessoas e no atendimento às famílias. Todos que estão neste evento recebem atendimento digno, que é o nosso lema. Esta é a determinação do nosso governador, Ibaneis Rocha, e da nossa vice-governadora, Celina Leão", afirmou.

Os moradores da região estão sendo atendidos em unidades móveis instaladas no espaço. Durante os quatro dias, a população terá acesso a consultas com clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, oftalmologistas e nutricionistas, além de serviços como ultrassonografias, eletrocardiogramas (ECG), mamografias e exames preventivos de Papanicolau (PCCU), para a prevenção do câncer do colo do útero.
Essa ação Saúde Mais Perto do Cidadão, vai percorrer 14 Regiões Administrativas (RAs) do DF. Após o Sol Nascente, a iniciativa seguirá para Samambaia e Riacho Fundo II, com paradas também programadas em RAs como Estrutural, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. A secretária Lucilene Florêncio, também disse que esse trabalho vem fortalecer a rede pública já existente, que conta com 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 14 hospitais.
Saúde perto de casa
Kelly da Silva, 21, grávida de seis meses, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e a Covid-19. Ela expressou satisfação com a agilidade no atendimento e mencionou que realiza outros tratamentos na UBS 1 e na Policlínica, onde é acompanhada devido a gravidez de alto risco. "Na UBS, eu faço o pré-natal, e os médicos são ótimos, sempre me atenderam com muita atenção", afirmou.

Funcionário da Administração do Sol Nascente, Romildo Pérez e Souza, 64, aproveitou o evento para realizar um check-up completo, incluindo testes de hepatite, glicemia, e outros exames oferecidos. "Esse tipo de evento é muito bom pra gente cuidar da saúde perto do trabalho", comemorou.
Moradora de Samambaia, Mari Gonçalves, 63, que sofre de problemas cardíacos, hipertensão e dores na coluna, soube do evento por uma vizinha. "Eu cheguei bem cedo, já fiz a triagem e consegui agendar várias consultas, trouxe até uns exames para o médico olhar", contou enquanto aguardava na fila para atendimento oftalmológico.

Rede de Apoio à Saúde no Sol Nascente
Os mais de 95 mil habitantes de Sol Nascente são atendidos por cinco unidades básicas de saúde (UBS 1, UBS 15, UBS 16, UBS 17 e UBS 18) na atenção primária, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Cidade do Sol (QNN 27) que oferecem cuidados de atenção secundária e terciária. Somente nas UBSs localizadas em Ceilândia, foram realizados 79.373 atendimentos em 2024, sendo 34.409 por médicos e 42.967 por enfermeiros, conforme dados do InfoSaúde.