Saúde participa da 49ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão no Gama
Saúde participa da 49ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão no Gama
Moradores da Vila Roriz tiveram o acesso ao serviço público facilitado durante essa sexta-feira (11) e sábado (12). Edição teve como tema principal a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Michelle Paixão
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esteve presente na 49ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, realizada durante sexta-feira (11) e sábado (12), na Vila Roriz, no Gama. Moradores da região e profissionais que atuavam no evento aproveitaram a oportunidade para cuidados à saúde.
As equipes de saúde mobilizaram-se para a oferta de imunizantes (para todas as idades), realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e aferição de pressão arterial e glicemia.
Também houve a oferta de Práticas Integrativas em Saúde (PIS), de orientações sobre saúde bucal e dengue e de ações relacionadas ao Bolsa Família.
A estudante de enfermagem, Gabriela Rossi, 32, é prova de que quem cuida também recebe cuidados. Ela esteve em atividade voluntária, onde aferia pressão arterial e glicemia dos usuários que procuravam pelo atendimento. Ocupando o estande ao lado das Práticas Integrativas em Saúde (PIS) da SES-DF, ela aproveitou para receber o atendimento em auriculoterapia. “Gostei muito! É bom a gente estar aqui atendendo e também poder participar”, afirma.

Quem também aproveitou para cuidar da proteção à saúde foi o sargento Alessandro, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Planejando ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar contra a gripe, pôde antecipar os planos durante a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na edição do GDF Mais Perto do Cidadão. “Meu pai era da SES-DF. Hoje ele está aposentado, mas eu cresci conhecendo as unidades básicas e hospitais em que ele trabalhava. Isso aqui é parte da minha vida", lembra o militar.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Esta edição do GDF Mais Perto do Cidadão teve como tema principal a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em alusão a campanha Abril Azul. Uma das novidades foi a criação de um espaço sensorial, com ambiente terapêutico adaptado, planejado para proporcionar estímulos controlados que ajudam no processamento de informações sensoriais.
A programação também incluiu palestras com psicóloga, neuropsicóloga e advogadas, a fim de abordar o autismo sob diferentes perspectivas. A equipe especializada tirou dúvidas e ofereceu orientações às famílias e cuidadores.

A moradora da região, Amanda Albernaz, 37, aproveitou diversos serviços oferecidos no evento ao longo dos dois dias; porém o “espaço sensorial” recebeu destaque especial. “Aqui é o meu local. Aqui é onde eu me sinto acolhida”, considera.
"Estado mais próximo do cidadão"
A iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) busca facilitar o acesso a serviços públicos, além de oferecer apresentações artísticas, atividades para crianças e atendimentos voltados para beleza e bem-estar. A governadora em exercício do DF, Celina Leão, acompanhou as atividades e celebrou a união do governo e da sociedade civil. “Esse é um momento em que o Estado chega mais próximo do cidadão. Aqui você pode vir que será bem recebido por nós”, afirma.
