31/10/2025 às 16h42

Saúde participa do 11º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua do DF

No evento também foi firmado termo de cooperação técnica entre a pasta e a Seção Judiciária do TRF1

Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde (SES-DF) participou do 11º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua (PopRuaJud) do Distrito Federal. Denominada “PopMulheres”, a edição deste ano, realizada nesta semana (29), foi voltada exclusivamente ao público feminino e seus filhos, oferecendo atendimentos integrados em áreas como cidadania, assistência social, saúde, justiça e documentação civil.
 

O PopRua DF deste ano foi intitulado “PopMulheres” e se destinou ao público em situação de rua feminino e seus filhos. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF


Na ocasião foi assinada uma carta de intenção de cooperação técnica interinstitucional entre a SES-DF e a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), vinculada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). À frente da Subsecretaria de Saúde Mental (Susam) da SES-DF, Fernanda Falcomer ressaltou que a parceria fortalece a promoção de direitos, o acolhimento, o acompanhamento psicossocial e a autonomia de pessoas em vulnerabilidade.

“O PopRuaJud é importantíssimo para a população em situação de rua. Nós prontamente nos disponibilizamos para integrar as ações do programa, em especial no âmbito do atendimento psicossocial, fazendo uso da nossa rede de saúde mental como um espaço também de acolhimento. A ideia é que, com a cooperação, possamos dar continuidade tanto aos mutirões quanto às ações contínuas de encaminhamento dessas pessoas aos serviços especializados”, afirmou Falcomer.
 

“A ideia é que, com a cooperação, possamos dar continuidade tanto aos mutirões quanto às ações contínuas de encaminhamento dessas pessoas aos serviços especializados”, afirmou a subsecretária da Susam, Fernanda Falcomer. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF


Serviços de Saúde

No local, os profissionais da SES-DF realizaram testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e verificaram sinais vitais e níveis de glicemia no sangue. As equipes ainda deram informações e distribuíram kits de higiene bucal, além de oferecer orientações sobre o acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da pasta. 

Também foram oferecidas as vacinas antitetânica, a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e as contra hepatite B, febre amarela, gripe e covid-19, assim como todas do calendário básico infantil. Para adolescentes foram disponibilizadas doses ACWY contra meningites bacterianas e imunizantes contra o papilomavírus humano (HPV).
 

Dentre os serviços oferecidos, foram realizadas testagens rápidas para IST e a verificação dos sinais vitais e níveis de glicemia no sangue. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF


Participaram da ação as equipes dos Consultórios na Rua (CnaR) e do Ambulatório Trans, além de servidores da Susam e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Taguatinga, Caps II Taguatinga, Caps III Samambaia e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) Ceilândia.

PopMulheres

O PopMulheres integra o Mutirão PopRuaJud, uma iniciativa do Comitê Nacional PopRuaJud do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Comitê Seccional PopRuaJud da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF). O evento reforça o papel do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), na promoção de políticas públicas que garantem proteção, apoio e capacitação profissional para as mulheres.