04/11/2025 às 10h39

Saúde promove fórum dedicado à integração e atualização de equipes da Atenção Primária

Evento anual tem o objetivo de promover troca de experiências entre as equipes multidisciplinares

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) se reuniram, nesta segunda-feira (3), para o V Fórum das eMultis da Região de Saúde Sudoeste, realizado no auditório do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em Taguatinga. O encontro, que ocorre anualmente, busca promover integração, atualização e troca de experiências entre as equipes multidisciplinares (eMultis) que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).

A Região Sudoeste, que engloba Águas Claras, Arniqueiras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires, é a maior do DF, com 20 eMultis e 101 especialistas em saúde.

“O fórum é fundamental para fortalecer essa dinâmica de atualização e cuidado compartilhado, que também é uma forma de educação continuada”, destaca a diretora Regional de APS (Diraps) da SES-DF, Joanna Costa.

A programação contou com uma atividade inicial voltada ao autocuidado e à autoanálise dos profissionais presentes, seguida por um panorama geral das eMultis da região. Também foram apresentadas 11 experiências bem-sucedidas, além de oficinas de integração e diálogo.

“Esperamos que as equipes consigam se integrar, se atualizar, trazer suas demandas e também receber o acolhimento da SES-DF. É um espaço de escuta ativa, onde reforçamos o papel das eMultis dentro da APS e reconhecemos o quanto essas equipes são essenciais no território”, afirma a coordenadora do Comitê das eMultis da Região de Saúde Sudoeste, Núbia Passos.
 

"O fórum é um espaço de escuta ativa, onde reforçamos o papel das eMultis dentro da Atenção Primária”, afirma a coordenadora do Comitê das eMultis da Região de Saúde Sudoeste, Núbia Passos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF


O evento também foi marcado por momentos de expressão de talentos. A paciente da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 do Recanto das Emas, Lorena Alves, 22, por exemplo, foi convidada a cantar no fórum, após ser encorajada pela equipe de saúde que a acompanha. “Achei muito especial estar aqui hoje. Eu tinha parado de cantar, mas mostrei meu álbum para a nutricionista da unidade e ela adorou. A partir daí, passou a me incentivar. Sou muito grata”, conta. 

Comitê

Para compreender as necessidades das unidades e fortalecer o trabalho das equipes, foi criado o Comitê das eMultis da Região de Saúde Sudoeste, pioneiro no DF e de caráter consultivo. O grupo - formado por oito profissionais entre fisioterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo e farmacêutico - se reúne mensalmente para discutir demandas e repassá-las às diretorias regionais.

O comitê acompanha de perto a dinâmica de trabalho nas Regiões Administrativas (RAs), contribuindo para o planejamento de ações conjuntas, como fóruns, workshops e diagnósticos situacionais. “A atuação do comitê é ampla e permite uma visão completa do território, o que facilita as intervenções e o fortalecimento das equipes. Assim, conseguimos planejar ações mais alinhadas às necessidades locais e aos profissionais que estão na ponta”, explica Passos.
 

A paciente da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 do Recanto das Emas, Lorena Alves, foi convidada a cantar no fórum, após ser encorajada pela equipe de saúde que a acompanha. “Achei muito especial estar aqui hoje”, disse. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF