07/06/2022 às 19h00 - Atualizado em 10/06/2022 às 11h16

Saúde vai aderir à linguagem simples

Medida determina que documentos e publicações sejam de fácil entendimento. Pasta lançou guia a respeito

Lívia Davanzo e Willian Matos, da Agência Saúde | Edição: Margareth Lourenço

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (7), traz a Portaria nº 383, de 1º de junho, que institui a Linguagem Simples na Secretaria de Saúde. A Pasta também lançou o “Guia para uso de linguagem simples”, disponível no site da SES.

A portaria nº 383 define que linguagem simples é um “conjunto de práticas, instrumentos e sinais usados para transmitir informações de maneira simples e objetiva, a fim de facilitar a compreensão de textos”. A medida destaca que a comunicação da Pasta com a população seja de fácil compreensão, facilitando o entendimento das mensagens. “A linguagem deve evitar termos jurídicos e siglas institucionais, por exemplo”, explica o diretor de Controle Social da Secretaria de Saúde, AB-Diel Andrade. “Muitas vezes a gente usa expressões técnicas e textos rebuscados. Devemos identificar nosso público-alvo e nos comunicar de maneira adequada”, completa.


Medida tem por objetivo tornar fácil o entendimento do cidadão sobre publicações da Pasta. Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

A linguagem simples será utilizada tanto em documentos internos quanto na comunicação com a sociedade por meio do site e das redes sociais da Pasta, reforça AB-Diel. A Saúde é a primeira secretaria de Estado do DF a instituir a mudança. Trabalho semelhante também é implementado no Tribunal de Justiça (TJDFT).

A iniciativa, comenta AB-Diel, surgiu a partir do curso “Primeiros passos para uso de Linguagem Simples”, idealizado pela jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer e ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “Ao buscar mecanismos para facilitar e aprimorar a comunicação interna e externa da SES, encontramos esse curso que nos deu uma luz para iniciar a implementação da linguagem simples.”

A nova portaria estabelece diretrizes para criação e revisão de documentos e materiais informativos no âmbito da SES já lançando mão da linguagem simples. A Diretoria de Controle Social encaminhará, nesta quarta-feira (8), circular aos servidores da Pasta informando sobre a normativa e disponibilizando os cursos da Enap sobre o tema. Em seguida, serão promovidas ações de capacitação pela Gerência de Educação em Saúde, bem como oficinas e espaços para troca de aprendizados, experiências e boas práticas.