Saúde de Ceilândia entrega horta medicinal
Saúde de Ceilândia entrega horta medicinal
Júlio Duarte, da Agência Saúde

Servidores cultivarão plantas fitoterápicas
O Centro de Saúde 4 de Ceilândia (QNN 16, Lote F- próximo à estação Guariroba do metrô) inaugura nesta quarta-feira (16), às 8h30, uma horta medicinal composta por oito canteiros para cultivo de hortaliças e plantas fitoterápicas.
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) darão uma palestra sobre o cultivo e os benefícios da horta medicinal na saúde das pessoas.
Segundo a gerente do Centro 4, Maria Adnir Loyola da Cunha, a entrega da horta foi possível, graças à mobilização dos servidores e a parceria com a Administração de Ceilândia e empresas locais. A Emater doou as sementes e forneceu as ferramentas para o cultivo das plantas.
“Estamos trabalhando a motivação dos servidores bem como as relações pessoais e a comunicação entre todos que trabalham no centro de saúde. Acredito que esse processo venha repercutir melhor na qualidade de vida, onde a maior beneficiada é a população que utiliza os nossos serviços”, relata a gerente.
O cultivo de ervas aromáticas e de hortaliças visa desenvolver a consciência e a sustentabilidade, proporcionando integração social, valorização e humanização do servidor com reflexos positivos no melhor atendimento ao paciente e mais qualidade de vida.
A inauguração da horta acontece no mesmo dia do encontro da “Escola de Avós”, quando são esperados cerca de 120 pacientes.