07/11/2017 às 16h24

Saúde inaugura mais uma Farmácia de Componente Especializado

Nova unidade fica no Setor Leste do Gama

BRASÍLIA (7/11/17) – Agora a população do Distrito Federal conta com mais uma unidade do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, popularmente conhecida como farmácias de alto custo. O novo ponto de atendimento foi estruturado no Setor Leste do Gama, no antigo prédio da Junta Militar da região. A inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira (7).

Com a abertura da nova unidade, a Secretaria de Saúde oferece três locais para coleta dos 200 medicamentos padronizados que são fornecidos no componente especializado. Anteriormente, os pacientes contavam apenas com dois pontos -um na Asa Sul e outro em Ceilândia. Juntos, atendiam cerca de 30 mil usuários com cadastro ativo e já não conseguiam suprir a crescente demanda de, em média, mil novos usuários mensais.

Segundo a gerente de Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Priscila Torres, o prédio escolhido para abrigar a unidade do Gama foi cedido pela Secretaria de Fazenda. "O orçamento de R$ 695 mil para realizar a reforma no local foi levantado pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac)", explica.

INAUGURAÇÃO – Marcaram presença na solenidade o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Ismael Alexandrino, o superintendente da Região de Saúde Sul, Robledo Lacerda, a administradora do Gama, Maria Antônia Magalhães, entre outros representantes da Secretaria de Saúde e de órgãos do governo.

Em seu discurso, Rollemberg esclareceu que a nova farmácia atenderá, aproximadamente, 6 mil usuários. "Ela trará mais comodidade no deslocamento dos moradores das regiões contempladas, bem como mais humanização do atendimento e aumento do acesso aos medicamentos", ressaltou o governador. Ele acrescentou que a unidade possui mais guichê instalados do que na Asa Sul, de forma a gerar mais rapidez na execução dos processos administrativos.

Alexandrino apontou que a inauguração do ponto de atendimento beneficiará os residentes no Gama, Santa Maria, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, além das cidades do entorno, como Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Abadiânia e Alexânia. "Essa conquista é de todos, pois foi um trabalho realizado por muitas mãos."

QUALIDADE DE VIDA –, de 56 anos, é costureira e moradora do Gama. Ela conta que é usuária da farmácia há 23 anos. "Possuo uma síndrome rara e se não fosse pelos remédios que recebo, não estaria mais andando. Ter esse auxílio mais próximo da minha casa é a realização de um sonho. É a certeza de mais praticidade e bem-estar para a minha vida", comentou a paciente.

O vigilante Paulo Franco, de 41 anos, é morador do Novo Gama. Há sete anos ele acompanha sua esposa até a farmácia da Asa Sul para pegar os remédios. "Minha mulher tem esclerose múltipla, o que a torna completamente dependente desse auxílio. Com a farmácia mais próxima da nossa casa, ela terá mais facilidade para garantir o acesso ao benefício. Isso com certeza é mais qualidade de vida para nós", concluiu.

Confira mais fotos.