29/03/2021 às 21h02

Saúde vacinou no DF mais de 29 mil pessoas de outros estados

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

Maior parte é morador do Goiás e de Minas Gerais; há registro de pessoas vacinadas oriundas de todos os estados brasileiros
A Secretaria de Saúde divulgou, nesta sexta-feira (29), o Arquivo em Anexo 1boletim sobre a vacinação no DF que, entre outros dados, traz o perfil dos vacinados durante a campanha. A maioria dos vacinados é mulher, correspondendo a 62,5% dos imunizados com a primeira dose e 64,9% com a segunda. O balanço também considera a unidade federativa de residência de cada um dos vacinados. Deste modo, até o momento, 29.106 doses foram aplicadas em moradores dos 26 estados brasileiros. Com a segunda dose, esse número é de 10.922.   A maioria dos vacinados que não mora no DF veio do estado de Goiás com 14.444 pessoas. Minas Gerais aparece em segundo com 3.477; Rio de Janeiro em terceiro, com 1.568 e São Paulo em quarto, com 1.545. Esses receberam a primeira dose (D1).   Com a segunda, receberam a vacina 5.817 moradores do Goiás, 1.225 de Minas Gerais, 539 de São Paulo e 505 do Rio de Janeiro. Os dados foram extraídos nesta segunda-feira (29) e contemplam os registros notificados no sistema Novo SI-PNI on-line, do Ministério da Saúde. Até o momento, constam no sistema de notificação um total de 185.229 vacinados com a primeira dose e 56.371 com a segunda.    

Entre os grupos prioritários, a maioria é de idoso com 67 anos ou mais, que é o público-alvo da campanha, neste momento. Essas pessoas correspondem a um total de 118.807 vacinados. Em seguida vem o grupo de trabalhadores da saúde, com 63.972 imunizados com a D1. Receberam o reforço 37.254 trabalhadores da saúde e 17.888 idosos.

 

A Secretaria de Saúde lembra que cada uma das duas vacinas que são aplicadas no Brasil, atualmente, têm períodos distintos para intervalo entre as doses. A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, deve ser aplicada com intervalo de 14 a 28 dias - período com a melhor eficácia. Já quem recebeu a vacina Covishield desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca deve ser vacinado com o reforço em até 90 dias.

 

Ceilândia

  Ceilândia foi a região do DF que mais teve vacinas aplicadas em primeira dose. O total foi de 26.667. Esse dado, no entanto, não contempla os moradores da região, ou seja, há pessoas de outras localidades do DF, ou de outros estados que receberam a primeira dose na maior Região Administrativa do DF.   Quanto às perdas físicas e por problemas técnicos com o produto, até o dia 28 de março, foram informadas à Secretaria de Saúde 78 ocorrências à Rede de Frio, em que 774 doses foram perdidas, sendo 61 por quebra de frasco, dois por falta de pressão no frasco, um por mudança de cor e 710 por volume insuficiente. Há ainda 385 doses que ficaram fora da temperatura recomendada em bula e estão em análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para avaliação quanto à perda ou não da eficácia.  
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:

Anexos