25/10/2023 às 10h41

Secretaria de Saúde apresenta relatório de atividades na CLDF

Relatório aponta aumento da produtividade e ampliação no número de ações educativas no primeiro quadrimestre de 2023

Humberto Leite, da Agência Saúde-DF | Edição: Amanda Martimon

A Secretaria de Saúde (SES-DF) apresentou na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) relatório detalhado de atividades dos primeiros quatro meses de 2023. Os dados mostram ampliação na prestação de serviços. Os procedimentos ambulatoriais aumentaram 6,4% na Atenção Primária – totalizando 2.260.195 – e 5,6% na Atenção Especializada – chegando a 14.696.652 – na comparação com o mesmo quadrimestre de 2022.

“É um dever nosso dar transparência a tudo isso”, afirmou a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, que participou da audiência pública, na segunda-feira (23), para apresentação do relatório. Ela destacou áreas em que a pasta tem ampliado fortemente sua atuação, como na atenção psicossocial: nos quatro primeiros meses de 2023, ocorreram 84.785 atendimentos e acompanhamentos, um acréscimo de 42,06% frente ao mesmo período de 2022.

Audiência pública ocorreu no âmbito da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A vacinação foi outra área destacada. “O DF desponta entre todas as unidades federativas com a vacinação extramuros. Onde houver um local onde se possa chegar com uma caixa térmica, nós vamos chegar”, completou a gestora.

A promotora de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Hiza Carpina, reconheceu o trabalho da Secretaria na área. “O calendário vacinal é um desafio nacional e o DF está dando show”, avaliou, citando as iniciativas de busca ativa e a parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Já o promotor Vinicius Almeida Bertaia ratificou a necessidade de uma maior interação com os municípios goianos e mineiros do entorno do Distrito Federal.

Transparência

No encontro, os deputados distritais reforçaram a importância da prestação de contas como um processo necessário para prestar um atendimento ainda melhor para a população. “A nossa intenção na comissão é que a gente possa fortalecer cada vez mais a transparência”, disse a deputada Paula Belmonte.

O deputado Fábio Félix também ressaltou a relevância da apresentação de dados: “É muito importante para olharmos para as políticas públicas”. Já a deputada Dayse Amarilio elogiou o trabalho dos servidores e a gestão da secretária de Saúde. “É uma gestora que também é uma profissional da rede”, pontuou.

A secretária de Saúde e a equipe técnica da pasta responderam a questionamentos diversos sobre a prestação de serviços, novos projetos e resultados alcançados. “Precisamos melhorar, mas é satisfatório sabermos que estamos em uma curva crescente”, avaliou Lucilene Florêncio.

Audiência

Promovida pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da CLDF como uma ação de transparência prevista em legislação, a audiência pública também teve a participação do presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Domingos de Brito Filho, além de deputados distritais, representantes da sociedade civil, procuradores do Ministério Público e gestores da SES-DF.