Secretaria de Saúde aprova temas de governança e projeto estratégico para 2060
Secretaria de Saúde aprova temas de governança e projeto estratégico para 2060
Iniciativas fortalecem a governança, a sustentabilidade e o planejamento de longo prazo da saúde pública no Distrito Federal
Agência Saúde DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) avançou no fortalecimento da governança e do planejamento estratégico da pasta durante a 34ª Reunião Ordinária do Comitê Interno de Governança (CIG) realizada nesta sexta-feira (30). Presidida pelo secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, a reunião aprovou os Temas Materiais ASG (Ambiental, Social e Governança) para o período 2026–2027 e o Projeto “SES 2060: Cuidando de Você”.
Os Temas Materiais ASG foram elaborados pelo Subcomitê de Sustentabilidade da Secretaria Adjunta de Governança em saúde da SES e representam a identificação e priorização de temas de sustentabilidade mais relevantes para a Secretaria. As ações consideram os impactos na sociedade, no meio ambiente e na gestão pública, além dos efeitos desses temas sobre a própria Secretaria de Saúde e seus stakeholders.
Para o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, as decisões reforçam o compromisso da pasta com uma gestão pública moderna, responsável e orientada para resultados. “A incorporação da agenda ASG e o planejamento de longo prazo são fundamentais para garantir a sustentabilidade do sistema de saúde e a entrega de serviços cada vez mais eficientes e humanizados à população do Distrito Federal”, destacou.
De acordo com a coordenadora do subcomitê, Graciela Cardoso, a materialidade ASG é um importante instrumento de governança. “Pois orienta a implementação da Política de Sustentabilidade, direciona esforços e investimentos, prioriza riscos e oportunidades e fortalece a conexão da agenda ambiental, social e de governança com a estratégia institucional, a reputação e a perenidade da Secretaria de Saúde”.
Planejamento de longo prazo
Também foi aprovado o Projeto “SES 2060: Cuidando de Você”, que estabelece uma visão estratégica de futuro para a saúde pública do DF. A iniciativa tem como objetivo formular estratégias voltadas à gestão da atenção integral à saúde, à gestão do trabalho, à modernização tecnológica e informacional e ao desenvolvimento de recursos e infraestruturas sustentáveis.
Segundo Juracy Lacerda, o projeto consolida uma visão integrada e de longo prazo para a Secretaria. “O SES 2060 nos permite planejar o futuro da saúde do DF com base em evidências, inovação e sustentabilidade, garantindo que as decisões de hoje resultem em mais qualidade de vida para a população nas próximas décadas”, afirmou.
O lançamento oficial do projeto ocorrerá na próxima quarta-feira (4), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).