Secretaria de Saúde leva qualidade de vida a catadores da região de Ceilândia
Secretaria de Saúde leva qualidade de vida a catadores da região de Ceilândia
Equipes de saúde da SES promoveram atendimentos para mais de 180 profissionais e familiares
Juarez Junior, da Agência Saúde-DF
Com a intenção de ampliar o acesso da população aos serviços de assistência à saúde, a Secretaria de Saúde (SES) realizou, nesta semana, ação itinerante na cooperativa de catadores Recicle a Vida, localizada em Ceilândia. A atividade foi promovida durante a 5° edição da Semana Lixo Zero e levou serviços de saúde para cerca de 180 pessoas.
Nos três dias de evento, os cooperados, funcionários e familiares receberam atendimento de clínica médica, cardiologia com eletrocardiograma, oftalmologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, atualização da caderneta de vacinação, teste de hepatite e audiometria. Os atendimentos foram realizados pelas equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Ceilândia.

Após triagem pela equipe da SES, os casos de risco identificados foram encaminhados para a rede de saúde para tratamento. Não foi o caso de Maria Antônia, 63 anos, há 15 cooperada da associação. Após passar pelas avaliações dos especialistas e exames, ela comemorou estar com boa saúde e ter colocado as vacinas em dia. “Graças a Deus nunca tive nenhum acidente, me sinto muito mais segura agora. Aqui é minha segunda casa, minha família”, diz empolgada.
Destaque para a saúde laboral
Durante a abertura do evento, o subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), Divino Valero, ressaltou a ação da cooperativa e destacou o papel do poder público na saúde do trabalhador. “A Secretaria de Saúde tem intensificado o foco na saúde laboral. Para isso, devemos entender a dinâmica e principalmente os riscos da atividade. A Secretaria vai dar continuidade a ações como a de hoje, e queremos repetir com trabalhadores de outras atividades”, afirmou.
Umas das articuladoras da ação de saúde itinerante, a diretora de Saúde do Trabalhador, Elaine Morelo, destacou o trabalho das equipes que realizaram os atendimentos. “Queremos levar a saúde para perto do trabalhador. Sabemos o quanto é difícil você largar seu ambiente de trabalho para poder ir atrás de atendimento”, disse.

Abril Verde
O mês de abril é marcado pelo Movimento Abril Verde, instituído para conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho.

Recicle a Vida
A Associação Recicle a Vida trabalha com a coleta, triagem, transporte e destinação final de resíduos, orgânicos e indiferenciados, em conformidade com a Lei Distrital n° 5.610/2016. A especialidade da cooperativa é o tratamento dos resíduos recicláveis.
Conheça o trabalho da entidade: http://recicleavida.com.br/