22/11/2023 às 19h06

Secretaria de Saúde oferece serviços à população na comemoração de 51 anos da Ceasa

No aniversário da Central de Abastecimento, equipe da UBS 4 do Guará aferiu a pressão, deu orientações de saúde e promoveu a vacinação à comunidade local

Leyla Bilich, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Produtores, permissionários, colaboradores e demais usuários do DF colocaram as vacinas em dia e tiveram atendimentos de saúde, na ação realizada na manhã desta quarta-feira, durante a comemoração dos 51 anos da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ofereceu serviços de saúde a produtores, permissionários, colaboradores e usuários durante a comemoração dos 51 anos da Ceasa-DF. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 do Guará, da Secretaria de Saúde do DF, verificou a glicemia, aferiu a pressão arterial e deu orientações em saúde aos presentes. Também foram aplicadas vacinas de febre amarela, tríplice viral, dupla adulto, hepatite B, gripe e covid. Foi o caso do feirante César Souza ao aferir a pressão arterial. “Deu um pouquinho alterada. Recebi informações e agora vou procurar uma UBS”, disse o rapaz, que aprovou a presença da equipe de saúde no evento.

Segundo a assessora da Ceasa-DF, Jaqueline Rodrigues, a ideia da parceria com a SES-DF foi facilitar o acesso à vacinação para produtores, permissionários e familiares. “O dia deles começa muito cedo. Eles chegam aqui 3h30 da manhã e a gente quis facilitar o acesso à vacinação, ter esse conforto de receber as vacinas aqui mesmo, porque muitas vezes eles não têm tempo de ir até um posto de vacinação”, explicou.

César Souza, que trabalha no local, foi orientado a procurar uma UBS para cuidar da pressão arterial. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A dona de casa Leila Alves acompanhava o marido que é permissionário na Ceasa e aproveitou para atualizar a carteira de vacinação. “Aproveitei a oportunidade, né? Estava precisando e tomei cinco vacinas aqui”, conta. Outra que também acompanhava o marido e aproveitou para se vacinar foi a dona de casa Beatriz Martins. “Achei ótima essa ação da secretaria aqui na Ceasa. Eu nem sabia que minhas vacinas estavam atrasadas e precisei tomar três”, relatou a jovem.

O enfermeiro Henrique Coimbra, gerente de Serviços da Atenção Primária (Gsap) 4 do Guará, reforça a importância das ações de promoção da saúde. “É muito importante ter essas ações fora das unidades de saúde, porque oferecemos orientações para a população, principalmente, os trabalhadores que muitas vezes não tem tempo de ir até uma UBS”, destacou.