Secretaria de Saúde oferece serviços à população na comemoração de 51 anos da Ceasa
Secretaria de Saúde oferece serviços à população na comemoração de 51 anos da Ceasa
No aniversário da Central de Abastecimento, equipe da UBS 4 do Guará aferiu a pressão, deu orientações de saúde e promoveu a vacinação à comunidade local
Leyla Bilich, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
Produtores, permissionários, colaboradores e demais usuários do DF colocaram as vacinas em dia e tiveram atendimentos de saúde, na ação realizada na manhã desta quarta-feira, durante a comemoração dos 51 anos da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 do Guará, da Secretaria de Saúde do DF, verificou a glicemia, aferiu a pressão arterial e deu orientações em saúde aos presentes. Também foram aplicadas vacinas de febre amarela, tríplice viral, dupla adulto, hepatite B, gripe e covid. Foi o caso do feirante César Souza ao aferir a pressão arterial. “Deu um pouquinho alterada. Recebi informações e agora vou procurar uma UBS”, disse o rapaz, que aprovou a presença da equipe de saúde no evento.
Segundo a assessora da Ceasa-DF, Jaqueline Rodrigues, a ideia da parceria com a SES-DF foi facilitar o acesso à vacinação para produtores, permissionários e familiares. “O dia deles começa muito cedo. Eles chegam aqui 3h30 da manhã e a gente quis facilitar o acesso à vacinação, ter esse conforto de receber as vacinas aqui mesmo, porque muitas vezes eles não têm tempo de ir até um posto de vacinação”, explicou.

A dona de casa Leila Alves acompanhava o marido que é permissionário na Ceasa e aproveitou para atualizar a carteira de vacinação. “Aproveitei a oportunidade, né? Estava precisando e tomei cinco vacinas aqui”, conta. Outra que também acompanhava o marido e aproveitou para se vacinar foi a dona de casa Beatriz Martins. “Achei ótima essa ação da secretaria aqui na Ceasa. Eu nem sabia que minhas vacinas estavam atrasadas e precisei tomar três”, relatou a jovem.
O enfermeiro Henrique Coimbra, gerente de Serviços da Atenção Primária (Gsap) 4 do Guará, reforça a importância das ações de promoção da saúde. “É muito importante ter essas ações fora das unidades de saúde, porque oferecemos orientações para a população, principalmente, os trabalhadores que muitas vezes não tem tempo de ir até uma UBS”, destacou.