Secretaria de Saúde oferta serviços gratuitos na 14ª edição do projeto Cuide-se+
Secretaria de Saúde oferta serviços gratuitos na 14ª edição do projeto Cuide-se+
Ação realizada neste sábado (9), no Parque Urbano do Setor O, levou vacinação, testagem rápida para IST e kits de higiene bucal
Karinne Viana, da Agência Saúde DF
Promover bem-estar, saúde mental e fortalecimento comunitário foi o objetivo da 14ª edição do projeto Cuide-se+, realizada neste sábado (9), das 9h às 13h, no Parque Urbano do Setor O, em Ceilândia. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou com vacinação do calendário adulto e infantil, exceto BCG e dengue, além de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e distribuição de kits de higiene bucal.

Esta iniciativa émuito importante para nós”, disse Liliane Costa, que levou a sobrinha Maria Tereza
para vacinar. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF
Moradora da região, Liliane Costa, 41, levou a sobrinha Maria Tereza, 16, para vacinar. “O posto de saúde fica distante da nossa casa. Para pessoas com mobilidade reduzida, como a Maria, que é cadeirante, o acesso é difícil sem transporte. Aqui, levamos menos de dois minutos para chegar, enquanto para ir ao posto gastamos cerca de meia hora. Esta iniciativa é muito importante para nós”, disse.
Para o técnico administrativo da SES-DF, Ivan Souza, a presença da Pasta em eventos como este é essencial. “O sábado é uma oportunidade para que as pessoas atualizem suas cadernetas de vacinação, verifiquem pendências e tragam seus familiares, especialmente crianças. Muitas mães trabalham em tempo integral e não conseguem ir à UBS durante a semana”, ressaltou.

rápidos para IST e distribuição de kits de higiene bucal. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF
Sobre o projeto
Criado em outubro de 2023 pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF), o Cuide-se+ realiza ações itinerantes, em sua maioria, em parques ecológicos. Com mais de quatro mil atendimentos realizados, a iniciativa conta com terapias integrativas, acolhimento psicológico e infantil, práticas de autocuidado, entre outros serviços gratuitos.
O subsecretário da Seac-DF, Adval Cardoso, destaca a importância do projeto. “Nosso objetivo é promover o autocuidado e o bem-estar como responsabilidade do governo, especialmente para a população mais vulnerável. Atuamos ouvindo as demandas da comunidade e articulando soluções com outros órgãos”, afirma.

psicológico, entre outros serviços gratuitos. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF
Quem também aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacina foi a orientadora educacional Dalva Izidia Vieira, 46, que soube da ação enquanto caminhava no parque. “Facilita muito para pessoas que, como eu, trabalham todos os dias e não conseguem ir à unidade de saúde. É uma oportunidade valiosa para a comunidade”, celebrou.
A ação teve apoio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Administração Regional de Ceilândia e do Departamento de Trânsito (Detran-DF).