Sextou: idosos acima de 80 anos já recebem a quarta dose
Sextou: idosos acima de 80 anos já recebem a quarta dose
DF tem 47 mil vacinas para atender esse público, estimado em 40 mil pessoas
CAMILA HOLANDA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO
Esta sexta-feira (1) começou animada para quem tem 80 anos ou mais: a Secretaria de Saúde já aplica a quarta dose para esse público. Ao todo, 48 pontos de vacinação disponibilizaram o imunizante da Pfizer BioNTech, de forma tranquila, em todo o Distrito Federal.
Logo pela manhã, Maria Cleonice Valença, 87 anos, foi tomar a sua segunda dose de reforço na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Taguatinga. Ela garante que sempre tomou todas as vacinas e a prova está no cartão de vacinação completo. “Deve ser por isso que eu cheguei até essa idade, não é?”, comenta aos risos. Maria foi acompanhada da filha, Andreia Cristina, que aproveitou para receber o reforço da Janssen. “Essa vacina nos livrou de muita coisa. Aconselho todo mundo a tomar”, ressalta a idosa.
Os locais que aplicam a segunda dose de reforço podem ser consultados aqui.
A população idosa acima de 80 anos no DF tem cerca de 40 mil pessoas e, para imunizá-las, a Secretaria recebeu 47.970 doses do Ministério da Saúde. Por enquanto, ainda não há previsão, da pasta federal, de ampliar a quarta dose para outras faixas etárias.
Amigas há mais de 40 anos, as vizinhas Raimunda Brandão e Idalina Anunciação, de 93 e 87 anos respectivamente, foram à UBS 3 de Ceilândia garantir mais uma dose de proteção. A filha de Raimunda trabalhava na unidade, mas faleceu ano passado vítima de covid-19. “A vacina nos salva. Se tiver que tomar mais, eu tomo quantas precisarem”, ressalta Raimunda.
Na UBS 4 do Guará, no Lúcio Costa, o Geraldo Lopes chegou anunciando: “80 anos hoje, 81 anos semana que vem. Vim tomar a quarta dose!”. O futuro aniversariante aproveitou a visita à unidade de saúde para tirar dúvidas sobre a vacinação contra a influenza, que começa na próxima segunda-feira (4).