10/09/2013 às 20h21

Simulação de incêndio e vacinação de servidores no Hospital de Base nesta quarta-feira

Treinamento de emergência reunirá 80 homens do Corpo de Bombeiros


Uma simulação de incêndio será realizada nesta quarta-feira (11), a partir das 9h, no 6º andar do prédio de internação do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), como parte das comemorações dos 53 anos do maior hospital do DF. Também nesta quarta-feira, a partir das 10h, no auditório, servidores do HBDF terão oportunidade de tomar vacinas e receber informações sobre proteção no trabalho.

A simulação de incêndio, com a participação de 80 homens do Corpo de Bombeiros, viaturas e helicóptero, será desencadeada a partir de um foco de fumaça que começará no prédio da Internação.

“A intenção é que toda essa simulação aconteça de forma inesperada, sem alterar o atendimento. A medida é de vital importância para a segurança do Hospital e aprenderemos sobre cuidados contra incêndios.” Ressalta Cremilda da Cruz Silva, gerente de Manutenção do HBDF.

“O objetivo é aprimorar as técnicas e táticas empregadas pela corporação para atendimento às ocorrências que envolvem o combate ao fogo em locais de grande circulação de pessoas, como hospitais, shoppings e prédios públicos”, destaca o Tenente Coronel Marcelo Gomes , responsável pelo treinamento.

Na simulação serão utilizadas viaturas do 1º Grupamento de Bombeiro Militar da Esplanada dos Ministérios e o socorro do Grupamento de Atendimento Pré-Hospitalar.

Além da equipe do Corpo de Bombeiros, a ação reunirá também alunos e instrutores do Curso de Operações em Incêndio do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio.

Servidores do HBDF serão vacinados nesta quarta-feira - O projeto “Cuidar de quem cuida”, criado para garantir proteção ao trabalhador no ambiente hospitalar, chega ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) nesta quarta-feira. A partir das 10h, no auditório, os servidores poderão tomar vacinas e receber orientações sobre higiene e segurança, manuseio e cuidado com resíduos, prevenção de doenças infecciosas e metas internacionais de segurança em saúde.

“O foco do projeto são os profissionais da saúde que estão constantemente expostos a diversos riscos durante suas atividades”, destaca Lourdes Lopes, médica do Escritório de Qualidade e Segurança do HBDF.

As atividades serão coordenadas pelo Escritório Itinerante, que faz parte do Programa de Qualidade e Segurança do HBDF e realiza periodicamente ações nas diversas áreas assistenciais.

Participarão da ação equipes do Núcleo de Controle de Infecções, Gerenciamento de Resíduos, Escritório de Qualidade e Segurança, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HBDF.

Alessandra Franco