Site da testagem em massa agora informa número de vagas disponíveis
07/05/2020 às 14h46
Site da testagem em massa agora informa número de vagas disponíveis
Transparência disponibiliza agendas com 48h de antecedência e número de vagas em cada posto de testagemdrive-thrudrive-thruTexto: Johnny Braga, da Agência SaúdeArte: Érick Alves, da Agência SaúdeFoto: Breno Esaki, da Agência Saúde
Ainda mais transparente, o site
Teste em Massa Covid-19, do Governo do Distrito Federal, agora informa aos cidadãos o número de vagas disponíveis em cada ponto em que os testes rápidos são realizados. A atualização ocorre a cada 48h sendo, então, disponibilizadas as agendas de dois dias seguintes à data da consulta. O secretário de Saúde, Francisco Araújo, ressaltou a importância de “ampliarmos os teste para melhorar e agilizar o atendimento aos pacientes, bem como para termos um mapeamento real da situação da pandemia e programar ações futuras”. Ele lembrou que o Distrito Federal agiu de forma antecipada no combate ao coronavírus, “e agora está dando mais um passo importante com a ampliação dos testes rápidos”. Diariamente, são disponibilizadas em média 4 mil vagas nos postos de atendimento. A procura por testes tem sido alta, com registro de 400 a 500 acessos simultâneos. Cada ponto de testagem atende a determinadas regiões do DF. A expectativa é abrir novos locais nas próximas semanas e abranger mais regiões administrativas. Desde o dia 21 de abril, 47.291 pessoas foram testadas resultando em 307 diagnósticos positivos. Veja o passo a passo para se cadastrar e como consultar as vagas:
TESTAGEM - O teste rápido no é exclusivo para pessoas sintomáticas ou que têm história de contato com algum caso confirmado, que residem com idosos e que moram na região administrativa abrangente do local onde o está montado. É importante frisar que a realização do exame não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas. O exame detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição. É recomendado à população o uso de máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas. A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e conta com a participação de voluntários da área.